Aplicativo $uplementa Certo

O $uplementa Certo é uma aplicação para avaliação de custo/benefício da suplementação na seca e é fruto da parceria Embrapa Gado Corte e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

É a primeira aplicação para dispositivos móveis da Embrapa para ajudar o produtor rural na tomada de decisão da nutrição de bovinos de corte.

Essa ferramenta permite ao pequeno, médio e grande produtor da cadeia de carne bovina comparar os rendimentos do mesmo tipo de produto de suplementação, de diferentes marcas. Permite, também, realizar a comparação com dois tipos de suplementação distintas: suplementação com sal proteinado e semi-confinamento. Tudo isso da comodidade de um smartphone ou tablet que possua o sistema operacional Android. Não há necessidade de conexão com a Internet para usá-lo.

Foi desenvolvida de forma a ter uma interface intuitiva e demandando o menor número de informações possíveis. Assim, rapidamente, é possível comparar dois produtos dentro de uma dentre as duas estratégias, suplementação proteica e semi-confinamento, ou comparar diretamente uma estratégia contra a outra.

Uma vez inseridas as informações sobre os produtos e sobre o lote de animais a ser suplementado, é solicitada a comparação desejada que gera, entre outros, os seguintes dados:

- Margem da suplementação, que corresponde à diferenca entre a Receita e o Custo da estratégia e/ou produto analisado;
- Ponto de equilíbrio para o ganho de peso, ou seja, ganho cujo valor se iguala ao custo da suplementação, sendo o resultado líquido igual a zero; e
- Retorno, em Reais, para cada Real investido.

Com essas informações, o produtor poderá fazer a opção que melhor lhe convier: escolher a maior margem, o maior retorno para cada real investido ou ainda optar pela suplementação de menor ponto de equilíbrio. Seja qual for a escolha, a ferramenta auxilia o produtor a tomar uma decisão mais segura, permitindo a obtenção de resultados superiores.

Além dos dados de entrada serem simples, o aplicativo apresenta valores sugeridos ou advertências para dados digitados que estejam em desacordo com os resultados de pesquisa sobre suplementação na seca. Por exemplo, no caso que o valor informado do ganho de peso com suplementação protéica seja acima de 400 gramas/cabeça/dia, uma vez que esse é o valor reconhecido como máximo com este tipo de suplemento na seca, o usuário, antes de prosseguir, recebe uma mensagem informando que o ganho está acima do que seria lógico esperar. O mesmo ocorre se o usuário, no caso de semi-confinamento, colocar um valor maior do que 1.000 gramas/cabeça/dia. Há advertência, também, para o caso do usuário estar fazendo a avaliação fora do período da seca. Não há todavia impedimento para prosseguir as comparações, caso o usuário assim deseje, baseado em sua própria percepção da realidade.

Uma informação extremamente importante para o sucesso da prática de suplementação que o aplicativo também informa é o número mínimo de cochos que devem ser disponibilizados ao lote a ser suplementado. A quantidade varia dependendo da estratégia (proteinado ou semi-confinamento), do porte dos animais e do número de animais do lote. Esse é uma dos principais motivos para resultado sub-ótimos da suplementação e, portanto, uma informação que aumenta a chance de obtenção do potencial da técnica no campo.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Laboratory for Precision Livestock, Environment and Software Engineering (PLEASE Lab) da Embrapa Gado de Corte em parceria com a Faculdade de Computação (FACOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e faz parte do esforço contínuo da Embrapa no fornecimento de soluções tecnológicas para a cadeia produtiva de carne bovina.

Baixe agora na Google Play

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal