Agroturismo em foco na 8ª Green Rio

Bernadete acredita que o agroturismo pode gerar renda para o pequeno produtor


A pesquisadora da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) Bernadete Pedreira conduziu trabalho recente sobre agroturismo em Cachoeiras de Macacu (RJ). Durante a 8ª Green Rio, feira internacional de negócios de empreendedores da área de produtos orgânicos e sustentáveis, ela falou sobre o tema e sua conexão com a agricultura familiar e agroindústrias no estado.

“O agroturismo deve ser uma atividade complementar, agregando valor a produtos e serviços, aproveitando algo que já é feito na propriedade rural. A atividade produtiva agrosilvopecuária deve se manter sempre como atividade principal. O foco do agroturismo tem que ser a utilização da atividade agropecuária como um atrativo turístico para os visitantes, valorizando a cultura local, gerando alternativa de renda e contribuindo para a conservação ambiental”, disse Bernadete.

No estado do Rio de Janeiro, a Região Serrana é exemplo de bom aproveitamento do agroturismo, com a arquitetura colonial das fazendas da época do auge da cultura do café e os circuitos de agroturismo. A área é dividida entre Região Serrana A, que inclui cidades como Barra do Piraí, Rio das Flores e Valença e Região Serrana B (Paty do Alferes e Petrópolis, por exemplo).

“O agroturismo pode agregar valor e gerar renda às agroindústrias artesanais, que beneficiam produtos in natura transformando-os em conservas e embutidos, com o artesanato e a produção de alimentos orgânicos”, revela a cientista.

No RJ agroindústrias que produzem banana passa, cachaça, conservas, geleias, queijo e milho orgânico tem tido sucesso, gerando postos de trabalho e renda.

Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo são estado com cases bem sucedidos em turismo agropecuário. “Essas iniciativas possuem alguns pontos em comum, como a economia baseada na produção agropecuária de caráter familiar, o predomínio de pequenas propriedades e a oferta de produtos e serviços diversificados”, conclui Bernadete. 
 
Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal