Workshop em MG discute desafios e tendências para a produção de leite de caprinos e ovinos



No próximo dia 5 de julho, durante a 16ª edição do Workshop sobre Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica, em Coronel Pacheco (MG), técnicos ligados às ciências agrárias, professores, pesquisadores, estudantes e produtores terão a oportunidade de ouvir especialistas em caprinocultura e ovinocultura leiteiras falando sobre os desafios e as principais tendências para o setor de produção de leite de caprinos e ovinos no Brasil.

A programação do evento constará de dois painéis compostos por palestras e mesa redonda sobre temas apontados como relevantes pelos participantes das edições anteriores do evento. O primeiro painel, cujo título é “Novos enfoques na produção de caprinos e ovinos leiteiros em ambiente tropical” terá palestras sobre agroindustrialização de produtos lácteos caprinos e ovinos e sua regulamentação em Minas Gerais, com representante da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilson Sales; sobre o agronegócio do leite de pequenos ruminantes em ambiente tropical, ministrada pelo pesquisador da Embrapa, Glauco Carvalho; sobre produção orgânica de leite de cabra e o potencial de implantação, com o representante do Capril Vale das Amaltéias (Friburgo/RJ), Javier Edgardo Maciel; e a última palestra falará da influência do sistema de alimentação sobre a qualidade dos queijos de ovelha, apresentada pelo representante da Queijaria Rima (Porto Feliz, SP), Ricardo Rettmann.

O segundo painel abordará o tema “Perspectivas e desafios para a produção de caprinos e ovinos leiteiros a pasto” e será composto por três palestras: uma sobre a viabilidade e os desafios de produzir pequenos ruminantes a pasto, ministrada pelo pesquisador Paulo Cesar Carvalho da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; a outra vai tratar do potencial forrageiro do capim elefante BRS Kurumi para utilização sob pastejo e será apresentada pelo pesquisador da Embrapa, Mirton Morenz; e o último tema serão as estratégias para controle de verminoses em pequenos ruminantes leiteiros em ambiente tropical, com o médico-veterinário da Embrapa, Eduardo Oliveira.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa, Izabel Carneiro, a programação do evento foi baseada nas sugestões dos participantes da edição do ano passada, alinhadas às tendências da produção de leite de ruminantes. “Este ano estamos abordando temas de grande interesse na atividade que é a produção de leite de pequenos ruminantes a pasto: manejo e cuidados sanitários, um dos principais gargalos neste tipo de criação. Outro tema que vem despertando grande interesse e ganhando espaço entre consumidores de leite é o sistema orgânico de produção e suas implicações práticas para aqueles que pretendem fazer a conversão do sistema tradicional para esta alternativa. Abordaremos também os aspectos regulatórios sobre processamento de leite de cabras e ovelhas, tema de grande relevância frente o cenário atual de normativas que tratam deste assunto”, explica.

Este ano, a comissão organizadora abrirá espaço na Programação da CabraFest para a realização do "I Concurso de Queijos de Cabra e Ovelha do Sudeste". “O intuito é promover a divulgação dos derivados do leite de cabra e ovelha para a população e atrair potenciais consumidores, além incentivar os produtores à qualificação dos produtos e processos, destacando a importância da regularização dos estabelecimentos”, afirma a pesquisadora.

As inscrições no evento são gratuitas e podem ser feitas, a partir do dia 17 de junho, clicando aqui

O workshop será transmitido ao vivo pelo Repileite (www.repileite.com.br).

Adriana Brandão (MTB/CE 01067JP)
Embrapa Caprinos e Ovinos

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal