Agrivales vai reunir agricultores familiares dos vales do Mucuri, São Mateus e Jequitinhonha

Agricultores familiares estão em contagem regressiva para a realização da primeira feira Agrivales. O evento será promovido de 25 a 27 de maio, no Expominas de Teófilo Otoni e irá reunir o que há de melhor da agricultura familiar da região.

Nos três dias de evento, a Agrivales (Feira da Agricultura Familiar dos Três Vales) espera atrair 30 mil visitantes. “O principal objetivo é aproximar pequenos, médios e grandes fornecedores dos agricultores familiares de nossa região. Com isso esperamos contribuir para o desenvolvimento de nossa economia e fortalecer o turismo de negócios”, explica o gerente regional da Emater-MG em Teófilo Otoni, Sandro Rodrigues da Silva.

A Agrivales vai reunir representantes das agroindústrias de pequeno, médio e grande porte não só do Vale do Mucuri, mas também dos vales do Jequitinhonha e São Mateus. Também estarão presentes fornecedores de insumos e tecnologias voltados para as atividades agropecuárias. “O evento será ainda uma vitrine das agroindústrias familiares e do artesanato da região, com a venda direta para o consumidor. Os agricultores familiares também terão a oportunidade de abrir novos mercados em outras regiões”, explica Sandro da Silva.

A feira é uma realização da Emater-MG, em pareceria com a prefeitura de Teófilo Otoni, Sebrae e Sindcomércio.

Gastronomia e eventos técnicos

Na manhã do dia 25, será promovido, durante a Agrivales, o seminário Oportunidades para a Cultura do Café nos Três Vales. Serão apresentados estudos de indicação geográfica adequada para o plantio dos cafés Arábica e Conilon e discutidas estratégias para a retomada da atividade que, no passado, representou 10% do PIB regional.

Outra atração da Agrivales será o Primeiro Festival Gastronômico: Comida dos Vales. Haverá um ambiente com restaurantes que irão servir comidas tradicionais da região. Também serão promovidas oficinas com chefs de cozinha que vão demonstrar o preparo de pratos típicos.

Já no sábado, dia 26, a Emater-MG promove o Encontro da Mulher Rural, com a participarão cerca de 200 mulheres dos municípios de Teófilo Otoni, Ouro Verde de Minas, Novo Oriente, Campanário, Itambacuri e Frei Gaspar. “O tema discutido será a emancipação da mulher rural, nos aspectos financeiros, políticos e sociais”, explica Sandro da Silva.

Como atração cultural, a Agrivales contará com apresentações musicais e de peças de teatro, com representantes dos três vales. A entrada na feira é gratuita. A Agriovales será aberta ao público nos seguintes horários: sexta-feira, das 14h às 22h; sábado, das 9h às 22h; e domingo, das 9h às 18h. Mais informações pelo site www.agrivales.com.br.

Fonte: SEAPA

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal