Embrapa licencia produtores de sementes de cupuaçuzeiro


Está aberto edital para o licenciamento de produtores interessados em produzir e comercializar sementes da BRS Carimbó, cultivar de cupuaçuzeiro desenvolvida pela Embrapa. Os produtores habilitados podem ainda comercializar as mudas provenientes das sementes da cultivar.
  • Acesse aqui o edital de oferta pública de sementes básicas da cultivar de cupuaçu BRS Carimbó
Além de apresentar grande resistência à vassoura-de-bruxa, a principal doença do cupuaçuzeiro no estado do Pará, a BRS Carimbó produz boa quantidade de frutos e serve tanto para produção de polpa quanto de sementes. "A escolha de uma boa semente é fundamental na implantação de pomares de cupuaçu. É o primeiro passo, pois das boas sementes originam-se plantas vigorosas, que produzem boa quantidade de frutos com resistência à vassoura-de-bruxa", confirma o pesquisador Rafael Moyses Alves, que trabalha com cupuaçuzeiro há 20 anos e é o responsável pelo desenvolvimento dessa cultivar lançada em 2012 na região Norte.

O edital da Embrapa está ofertando seis lotes com estacas (ponteiras) de genótipos da cultivar BRS Carimbó para implantação de campo de produção de sementes. A aquisição dos lotes envolve a capacitação do produtor pela instituição e o direito de uso da marca "Tecnologia Embrapa" na comercialização de sementes e mudas da cultivar. A seleção permanece aberta até o esgotamento dos lotes.

Ana Laura Lima (MTb 1268/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal