Tecnologias para produção de citros são apresentadas em Capitão Poço (PA)



Tecnologias da Embrapa para a citricultura serão apresentadas em dois eventos na próxima semana em Capitão Poço (PA). Na terça-feira (30), acontecerá o Dia do Viveirista de Citros, que vai abordar técnicas de produção de mudas cítricas. Já na quarta-feira (31), é a vez do II Citros Tour, evento itinerante que vai percorrer os experimentos da Embrapa com novos porta-enxertos, localizados em duas fazendas daquele município.

Capitão Poço e quatro municípios vizinhos são o principal polo produtor de citros da região Norte, com cerca de 4 mil produtores e 16 mil hectares dedicados à cultura. Segundo o pesquisador Fábio Gurgel, da Embrapa Amazônia Oriental, a região é promissora para a expansão dos cultivos. “É um dos raros polos de citros na zona equatorial do mundo livre do ‘greening’ ou ‘amarelão’, doença que atinge plantações de laranja e outros citros e tem causado grande prejuízo no Brasil e exterior”, afirma.

Desde 2013, a Embrapa desenvolve pesquisa para avaliar e selecionar porta-enxertos adequadas às condições de cultivo da região. Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Capitão Poço, Cid Ornela, as tecnologias da Embrapa têm papel fundamental nos planos de expansão da cultura na região. “Hoje 95% dos plantios de citros neste polo utilizam o limão-cravo como porta-enxerto e estão sujeitos a doenças como a gomose”, avalia.

O trabalho da Embrapa em Capitão Poço conta com a parceria da Universidade Federal Rural da Amazônia e de produtores locais. A pesquisa faz parte do Programa de Melhoramento Genético (PMG) de Citros, liderado nacionalmente pela Embrapa Mandioca e Fruticultura.

O Dia do Viveirista terá apresentação de palestras no auditório do campus da Ufra em Capitão Poço (Travessa Pau Amarelo, s/n), a partir das 8h30. Serão abordadas variedades de copas e porta-enxertos e sobre o desempenho inicial dos experimentos na região. Também serão apresentadas informações sobre as normas para produção de mudas. E ao final da programação, às 15h30, está marcada visita ao viveiro Tamafe.

Já o II Citros Tour terá concentração em frente ao Palácio do Agro (Av. 29 de Novembro, s/n), às 8h. Ao longo do dia serão visitados os experimentos da Embrapa nas fazendas Orleana e Lima.

Os dois eventos são abertos e não necessitam de inscrição.


Programação

30.10.2018 | terça-feira | Dia do Viveirista

8h30 - 9h - Mesa de abertura

9h - 10h - Variedades copa. Abelmon da Silva Gesteira - Embrapa Mandioca e Fruticultura

10h - 11h - Variedades porta-enxerto. Walter dos Santos Soares Filho - Embrapa Mandioca e Fruticultura

11h - 12h - Desempenho inicial de variedades porta-enxerto em Capitão Poço (PA). Fábio de Lima Gurgel - Embrapa Amazônia Oriental

12h - 14h - Intervalo para almoço

14h - 14h30 - Credenciamento de viveiristas e normas essenciais na formação de uma boa muda em benefício do produtor citrícola. Henrique Fiorese - Vivecitrus (SP)

14h30 - 15h - O viveiro e a muda como promotores de pomares rentáveis. Fernando Herrera -Viveiro Tamafe (PA e BA)

15h - 15h30 - Experiência pioneira do uso da tangerineira 'Sunki Tropical' como porta-enxerto no estado de São Paulo. Paulo Fernandes de Barros Neto - viveirista em Monte Azul Paulista (SP)

15h30 - 17h - Visita ao viveiro Tamafe. Fernando Herrera - Viveiro Tamafe (PA e BA)



31.10.2018 | quarta-feira | II Citros Tour


8h - Saída do Palácio do Agro

8h30 - 9h Abertura do evento na Fazenda Ornela

9h - 12h - Visita aos experimentos da Embrapa na Fazenda Ornela. Arcídio Ornela Filho

12h - 14h - Intervalo para almoço

14h - 17h - Visita a Fazenda Lima: viveiro e experimentos da Embrapa. Adoção de novos porta-enxertos na região de Capitão Poço e receptividade das mudas provenientes de viveiros protegidos. Francisco Gomes de Lima e Francisco Fábio Albuquerque Mota

Vinicius Soares Braga (MTb 12.416/RS)
Embrapa Amazônia Oriental

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal