Pré-inscrições abertas para a XIII Reunião de Classificação e Correlação de Solos (RCC) no Maranhão



A próxima Reunião de Classificação e Correlação de Solos (RCC) vai acontecer entre 19 e 26 de outubro de 2019, percorrendo o Maranhão. A Reuinão é um importante e tradicional evento técnico-científico promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, com periodicidade aproximada de dois anos, em diferentes estados, com o objetivo de promover a validação e o aprimoramento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) e dar suporte às pesquisas na área de solos, por meio da observação in loco de diversos perfis representativos de diferentes ambientes.

"Durante a XIII RCC serão observados perfis de solos nos municípios de Campestre do Maranhão, Carolina, Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, Paraibano, Presidente Dutra, Dom Pedro, São Mateus do Maranhão, Igarapé do Meio, Vitória do Mearim, Itapecuru-Mirim, Bacabeira, Morros, Icatu e São Luís", revela Aline Pacobahyba de Oliveira, pesquisadora da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ).

Com 331.937,450 km² de área, o Maranhão apresenta grande diversidade de ecossistemas que incluem desde floresta amazônica, mata dos cocais, cerrados, campos inundáveis, restingas, manguezais e caatinga. Tal diversidade resulta não apenas da variação climática que ocorre no território maranhense, localizado na transição entre a região semiárida nordestina e a região amazônica, mas também devido à variação do embasamento rochoso, que apesar de dominantemente constituído por rochas sedimentares, engloba também derrames basálticos e rochas cristalinas, o que aliado às variações do relevo implica na grande variabilidade dos solos.

Pré-inscrição


As pré-inscrições para participação na XIII RCC-MA 2019 serão realizadas pelo e-mail: [email protected], para o qual deve ser encaminhada uma mensagem com as seguintes informações:

Assunto: Solicito minha pré-inscrição na XIII RCC-MA 2019.
 
Nome completo:
CPF:
Doc. identidade / UF:
Instituição:
Cargo:
Endereço:
e-mail:
Telefone de contato:
Sou sócio da SBCS: ( ) SIM ( ) NÃO
 
Preferência de apartamento (simples, duplo, triplo ou quadruplo/standart ou luxo). OBS: O atendimento a essa preferência dependerá da disponibilidade de cada hotel.

XIII RCC - datas importantes:
Pré-inscrições: 02/01/2019 a 31/01/2019.
Inscrições: 11/02 a 01/03/2019.
Período do evento: 19 a 26/10/2019.

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal