Embrapa realiza curso sobre uso de sementes florestais como gema orgânica em Belém (PA)



Para encerrar maio, mês das mães, a Embrapa Amazônia Oriental em parceria com o Movimento República de Emaús, realiza na manhã deste sábado, 25, o curso “Biojóias: O Uso das Sementes de Espécies Florestais como Gema Orgânica”. É mais um evento do projeto Transferência de Tecnologias e Educação Ambiental para a Formação Cidadã e visa à capacitação para geração de renda não só dos jovens atendidos pelo projeto, mas como os pais e também educadores e comunidade do entorno.

Segundo a pesquisadora Noemi Vianna Leão, uma das responsáveis pelo curso, as sementes florestais podem ser utilizadas para diferentes finalidades, desde a produção de mudas para conservação das espécies e plantio, visando o conforto térmico e qualidade de vida, até a confecção de artesanatos como subprodutos da floresta. “São atividades que favorecem a preservação da floresta em pé e estimulam a geração de renda para as populações”, enfatizou.

O curso terá duração de quatro horas, com teoria e prática e abordará temas relacionados à colheita, secagem, tratamento fitossanitário e conservação de sementes para uso como gemas orgânicas e a confecção de biojóias com diferentes sementes.

A pesquisadora comentou ainda que por maio ser o mês das mães, elas são parte do público beneficiado pela capacitação, visando qualidade de vida, por meio da possibilidade de geração de renda e ainda, de terapia e bem estar que as produções manuais das técnicas de artesanato propiciam.

Na programação deste sábado consta a palestra “O Uso de espécies florestais como biojóias e adornos: colheita, secagem, tratamento fitossanitário e conservação de sementes”, proferida pela pesquisadora Noemi Vianna Martins Leão, da Embrapa e a prática de confecção de biojóias utilizando sementes, ministrada pela artesã Jacilene do Amor Divino.

O curso é organizado por Elizabeth Santos Cordeiro Shimizu e Noemi Vianna Martins Leão, do Laboratório de Sementes Florestais, com o apoio de Jorge Almeida e Valdemir Lira.

O projeto Transferência de Tecnologias e Educação Ambiental para a Formação Cidadã é um parceria da Embrapa Amazônia Oriental e Movimento República de Emaús, viabilizado com recursos de emenda parlamentar do senador Paulo Rocha.

Tem como objetivos a inclusão social e produtiva dos jovens atendidos pelo projeto, suas famílias e a comunidade do entorno, com capacitações, produção de hortas e viveiros, alimentação saudável, educação ambiental e ações de arborização.

Serviço:

Curso teórico-prático - Biojóias: O Uso das Sementes de Espécies Florestais como Gema Orgânica

Data: 25 de maio de 2019 (sábado)

Hora: 8h às 14h

Local: Auditório do Movimento República de Emaús - Belém – PA 
 
Kélem Cabral (MTb 1981/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal