Seminário durante a Expoagro apresenta resultados para desenvolvimento da citricultura no Amazonas



Os principais resultados obtidos pela Embrapa e parceiros relacionados ao desenvolvimento da citricultura no Amazonas serão apresentados no Seminário de Citricultura de Manaus, que vai acontecer nos dias 3 e 4 de outubro, no auditório Vânia Pimentel da Faculdade Nilton Lins, em Manaus. O objetivo do evento é transferir ao público-alvo — produtores, extensionistas, consultores, estudantes, professores, pesquisadores e o público de forma geral — tecnologias já geradas no estado pelo projeto “Avaliação de novas combinações de copas/porta-enxertos, manejo fitossanitário e boas práticas de cultivo em citros no Estado do Amazonas” desde a fase 1 (atualmente está na fase 3). O seminário integra a programação da 41ª Expoagro – Feira e Exposição Agropecuária do Amazonas, que vai de 2 a 6 de outubro, em uma realização da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).

“Espera-se, assim, que cada vez mais essas tecnologias sejam incorporadas ao sistema produtivo de citros do Amazonas, possibilitando mais sustentabilidade ambiental e econômica para o citricultor”, afirma o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) José Eduardo Borges de Carvalho, coordenador do projeto.

Quatro pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura — Unidade que lidera o Programa de Melhoramento Genético de Citros – PMG Citros da Embrapa — vão atuar como palestrantes. Serão abordadas as variedades porta-enxerto e copas desenvolvidas pelo PMG Citros (Walter Soares e Orlando Passos), os resultados obtidos no Amazonas com os trabalhos de combinações copa/porta-enxerto (Cláudio Leone) e técnicas de adubação verde (José Eduardo Borges de Carvalho).

Haverá ainda a apresentação dos pesquisadores Fábio Gurgel, da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), sobre a rede de experimentos do PMG Citros no Amazonas, e Marcos Garcia, da Embrapa Amazônica Ocidental (Manaus, AM), sobre as principais pragas de citros no estado, e do professor José Ferreira da Silva, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sobre plantas daninhas. O ciclo de palestras vai se encerrar com a exposição do presidente da Associação Amazonense de Citricultores (Amazoncitrus), Cláudio Decares, a respeito da atuação da entidade na cadeia produtiva da citricultura no estado.

O segundo dia será dedicado à parte prática, com dia de campo na Estação Experimental do Caldeirão da Embrapa Amazônia Ocidental, no município de Iranduba. Lá os participantes vão conhecer os experimentos com variedades copa/porta-enxerto e de coberturas vegetais em citros.

Palestras sobre banana e mandioca na Expoagro


A Embrapa Mandioca e Fruticultura também vai marcar presença na programação da Expoagro com palestras sobre mandioca e banana, ministradas pelo analista Herminio Rocha, no dia 3.

A primeira, intitulada “Reniva - Produções de materiais de plantio de mandioca com qualidade genética e fitossanitária”, vem logo após a palestra “Cultivares de mandioca para o Amazonas: históricos e perspectivas”, ministrada por Inocêncio de Oliveira, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental. A segunda apresentação de Rocha será sobre a banana BRS Pacoua, variedade melhorada para convivência com a sigatoka-negra, sigatoka-amarela e murcha de fusarium, principais doenças da cultura.

Alessandra Vale (Mtb-RJ 21.215)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal