AGROIDEIAS traz soluções para o rural



Evento com a participação da pesquisa da Embrapa apresenta inovações à 93º Expofeira de Pelotas.


Um espaço para debater soluções tecnológicas voltadas para a agropecuária gaúcha, o AGROIDEIAS é um evento criado entre a iniciativa privada e pública com instituições de ensino e pesquisa para conectar soluções voltadas ao setor. O evento acontece no dia 08 de outubro, no auditório Sebrae/Senar, dentro do Parque de Exposições da Associação Rural de Pelotas (Av. Fernando Osório, 1754), durante a 93º Expofeira de Pelotas.

A Embrapa Clima Temperado, em parceria com a Emater/RS-Ascar, inicia o evento com o seminário Oportunidades para Inovação na Agricultura Regional. A atividade inicia às 14h15min com a palestra Cuidados, riscos e oportunidade de inovação, ministrada pelo pesquisador Alexandre Hoffmann, que apresenta a Embrapa como uma empresa com foco na inovação e, por isso, agrega startups em suas parcerias, como é o caso da Partamon (que atua na pesquisa de controle de pragas em parceria com o Laboratório de Entomologia) e a HUT 8 (que desenvolveu o aplicativo Pastejando, como alternativa aos vazios forrageiros existentes na região Sul, que prejudicam a nutrição animal do gado de corte e leite pela falta de planejamento de pastagens disponíveis o ano todo).

As pesquisas sobre lúpulo serão apresentadas pelo pesquisador Adalberto Miura, uma alternativa visando à crescente produção de cervejas artesanais e a crescente produção do cereal maltado no Rio Grande do Sul, que tem se mostrado uma região promissora para o cultivo. Em seguida, o pesquisador Carlos Roberto Martins apresenta as utilidades e benefícios da nogueira-pecã para a região, atualmente a noz é utilizada em doces regionais, doces finos de Pelotas e está sendo agregada nos doces de massa, como figadas. O engenheiro agronômo Apes Falcão Perera apresenta as potencialidades do butiá, do qual pode ser aproveitado desde os frutos até as folhas, e também o fruto como um elemento turístico, através da implementação da Rota dos Butiazais na região sul do país.

O seminário termina com a palestra do assistente técnico regional da EMATER/RS-Ascar, Renato Cougo dos Santos, que apresenta o Selo Sabor Gaúcho. O selo é sinônimo de produção oriunda da agricultura familiar e, garante que o produto está dentro das normas de qualidade e se enquadra nas leis sanitárias. O assunto é pertinente devido ao aumento no número de agroindústrias na região de Pelotas.

O evento continua com palestras, painel sobre tecnologia e pitchs (apresentações concisas e diretas) de empresas que oferecem soluções para agropecuária. As palestras iniciam às 16h30min, a primeira AEGRO - A jornada até os mil clientes será ministrada por Paulo Victor Silvestrin, fundador da empresa Aegro e atua como líder de desenvolvimento dos aplicativos móveis do empreendimento. A segunda palestra será Inovação para dentro da porteira, ministrada por Fernando Piegas, especialista em Gestão de Empreendimentos Agropecuários.

O pitch inicia às 18h15min, nesta atividade as empresas que trabalham em soluções para a agropecuária têm a oportunidade de apresentar ao público as suas inovações. Já às 18h45 haverá o painel Tecnologia em Pauta expondo as experiências de produtores que utilizam tecnologia em seus negócios: Luciano Stasiak Barbosa (Fazenda Panorama – Camaquã), Alencar Gonçalves Feijó (Agropecuária Dom Pastor – Jaguarão) e Marcel Touguinha Lipiarski (Pecuária Dezoito - Rio Grande) mediados por Juliano Bolzoni, do Sebrae/RS.

Catarine Thiel (Colaboradora)
Embrapa Clima Temperado

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal