Pesquisadores apresentam Zoneamento de Risco Climático para plantio de soja no Acre


Uma equipe técnica da Embrapa divulgou, em setembro, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) da Soja no Acre para produtores e técnicos rurais. A ferramenta tem como objetivo minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos extremos e permitir aos municípios identificar a melhor época de semeadura e plantio do grão nos diferentes tipos de solo e regiões do estado.  
Os produtores rurais acreanos têm apostado no cultivo de soja como forma de recuperar pastagens degradadas. Na safra 2018/2019, foram cultivados 1.700 hectares; e na safra 2019/2020, a área deve superar 2.000 hectares, conforme dados levantados pela Embrapa Acre.
O Zoneamento de Risco Climático é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura que subsidia financiamentos. “Há a necessidade de disponibilizar dados atualizados sobre clima e solo para a tomada de decisão por parte dos produtores rurais quanto à época de semeadura, com o objetivo de diminuir perdas e aumentar a produtividade da cultura”, afirma o pesquisador da Embrapa Acre, Idesio Franke. 
No Acre, as regiões que possuem cultivos de soja apresentam aptidão de solo para a produção mecanizada. Contudo, existe a demanda em discutir aspectos relacionados às janelas de semeadura em função da textura do solo e condições de clima, em particular ao regime de chuvas, para evitar que adversidades climáticas coincidam com fases sensíveis das culturas.
Reunião Técnica 
Produtores, técnicos rurais e pesquisadores da Embrapa Acre se reuniram, no dia 17 de setembro, na Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Acre, para discutir datas ou períodos de semeadura da cultura como forma de divulgar e buscar subsídios para atualizar o Zarc para o cultivo da soja (safra convencional) com foco nas regionais de desenvolvimento Alto e Baixo Acre. 
Com a opção de adiantar ou atrasar o cultivo, a decisão dos produtores quanto à época do plantio de soja leva em consideração a possibilidade e a necessidade da entrada e circulação de máquinas nas áreas de plantio para obtenção da máxima produtividade. 
“Entre as demandas dos produtores está a necessidade de ter disponíveis máquinas e implementos agrícolas em condições adequadas nas diversas etapas do cultivo, em especial na semeadura e na colheita, para aproveitar ao máximo as janelas no calendário do ano agrícola para a realização das etapas do cultivo da soja”, declara Franke. 
ILPF
A Integração Lavoura Pecuária (ILP) foi apontada pelos produtores rurais como sistema importante para os estudos de Zarc. Segundo o pecuarista Assuero Veronez, o cultivo de soja proporcionará redução nos custos de produção e aumento da renda. “A soja é importante na produção de ração para bovinos por reduzir os custos do semiconfinamento e viabilizar uma pecuária rentável”, declara.
Zarc
Coordenado pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), o Zarc contém recomendações aos produtores para que estes façam jus ao Seguro Rural denominado Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), ao Proagro Mais e à subvenção federal ao Prêmio do Seguro Rural, desde que o produtor observe as recomendações do Zoneamento.
No Acre, os estudos iniciaram em 2016, por meio de um Termo de Execução Descentralizada, firmado entre a Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que contempla culturas prioritárias para a economia local.
No Zarc são analisados os parâmetros de clima, solo e ciclos das cultivares, além de serem quantificados os riscos climáticos envolvidos na condução das lavouras que podem causar perdas na produção. A metodologia é validada pela Embrapa e adotada pelo Mapa. O resultado do estudo é publicado por meio de Portarias da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, separado por cultura e Unidade da Federação, contendo a relação de municípios indicados e seus respectivos calendários de plantio ou semeadura.

Soja no Acre
Além do aumento das áreas cultivadas, o rendimento médio da lavoura também melhorou. Em 2017 foi de 2.055 quilos por hectare, já na safra de 2018 o rendimento produtivo aumentou para 2.938 quilos por hectare, com a produção de 1.410 toneladas em 480 hectares, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
O Valor Bruto da Produção (VBP) de soja no Acre, de janeiro a abril de 2019, foi de R$ 1,6 milhão, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 
Priscila Viudes (Mtb 030/MS)
Embrapa Acre

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal