1º Webinar HB destaca uso de tecnologias e melhoramento genético em bovinos

Evento virtual abordou melhoramento genético - Foto: Keke Barcellos

 

Durante quatro dias, produtores rurais, pesquisadores, técnicos, professores e estudantes tiveram a oportunidade de participar do primeiro Webinar HB de melhoramento genético. O encontro, realizado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), iniciou na segunda-feira (24/09) e estendeu-se até quinta-feira (27/09).

O time forte de palestrantes contou com o professor adjunto e coordenador do laboratório de bioquímica e biologia molecular da Unesp, Fernando Garcia; Luiz Antonio Josahkian, superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); Leandro Lunardini, proprietário e responsável pela empresa Meat Science Consultoria; Fernando Cardoso, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul e Marcos Yokoo, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul. A mediação ficou por conta de Zilah Cheuiche, superintendente de Registro Genealógico da ABHB e coordenadora do PampaPlus; Fabiana Freitas, gerente do Programa Carne Pampa, e do pesquisador Fernando Cardoso. 

De acordo Zilah, o evento buscou orientar o criador sobre os principais conceitos de seleção e melhoramento genético. “Acredito que o Webinar teve um resultado otimista, pois através das palestras conseguimos conduzir sócios e usuários do PampaPlus para uma interpretação correta e eficiente do melhoramento genético para aprimorar a eficiência e o padrão de seus rebanhos”. 

Quem também se mostrou satisfeito com o evento foi o chefe-adjunto de Pesquisa  e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, que destacou a importância do uso de tecnologias para gerar resultados aos criatórios. “Para a Embrapa é sempre uma satisfação estar junto com a ABHB promovendo eventos como este para levar aos produtores informações sobre o uso de tecnologias que fazem a diferença para os seus sistemas de produção”. 

Ciclo de palestras

A programação iniciou na segunda-feira com a palestra “Genômica em Melhoramento Genético de Bovinos de Corte”, apresentada por Fernando Garcia e mediada por Fernando Cardoso. Garcia exibiu alguns conceitos fundamentais da genômica e suas ferramentas, avanços científicos recentes e exemplos de uso da genômica no Agronegócio. “A genômica é um caminho sem volta, na nossa opinião, para acelerar e uniformizar processos de seleção e maximizar rendimentos”, comentou. 

As discussões do segundo dia versaram sobre o “Registro Genealógico e Melhoramento Genético”, abordado por Luiz Antonio Josahkian e com mediação de Zilah Cheuiche. O palestrante contextualizou a história do Zebu no Brasil, números de registro da ABCZ, critérios de seleção e avaliações visuais. “Sempre tentamos lembrar que seleção não deve ser focada apenas em uma característica, pois ela pode trazer respostas indesejadas, assim como pode deixar de incluir atributos de interesse porque a unidade selecionada é o animal. Então a nossa ideia é sempre aumentar o equilíbrio na busca de um conjunto de características econômicas”, destacou Josahkian.

O terceiro dia de palestras contou com a mediação de Fabiana Freitas e a presença de Leandro Lunardini, que abordou de que forma a utilização da ultrassonografia auxilia para animais melhoradores na produção de carcaças e carne de qualidade. “O Programa de Melhoramento Genético dispõe de todas essas ferramentas, desde a avaliação genética e visual, genômica e a ultrassonografia. O ultrassom é uma ferramenta de grande importância para coleta de informações que, muitas vezes, não conseguimos observar a olho nu”, explicou.  

O ciclo de palestras encerrou na quinta-feira com um bate-papo sobre o Programa de Melhoramento Genético PampaPlus, que foi conduzido por Fernando Cardoso e Marcos Yokoo. A mediação ficou por conta de Zilah Cheuiche. “Trocamos ideias e esclarecemos algumas dúvidas sobre as avaliações genéticas e o PampaPlus”, relatou Yokoo. 

As palestras, que reuniram cerca de 100 pessoas por dia, estão disponíveis no canal do Youtube da ABHB e podem ser acessadas a qualquer momento.

Texto: Assessoria de Imprensa da ABHB

Felipe Rosa (14406/RS)
Embrapa Pecuária Sul

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal