ANC e Embrapa lançam Sumários de Touros 2020

 


A Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC), o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) e a Embrapa lançam, na próxima segunda-feira (31/08), às 19h, os Sumários de Touros 2020. As publicações reúnem informações e indexadores dos principais reprodutores das raças Angus, Devon, Brangus, Charolês, Hereford e Braford. A apresentação das publicações ocorrerá dentro da programação do Seminário Virtual Promebo 2020, que acontece até dia 9 de setembro com lives exclusivas das raças Devon (01/09), Charolês (02/09), Brangus (03/09), Angus (8/9) e Hereford e Braford (9/9).

Segundo a superintendente da ANC, Silvia Freitas, os sumários são aguardados todos os anos pelos criadores porque funcionam como ferramenta de trabalho para seleção de reprodutores e de escolha de genética por parte dos usuários. “O sumário reúne os dados essenciais para todas as características avaliadas pelo Promebo, permitindo ao pecuarista escolher os melhores reprodutores de forma mais assertiva para atingir seus objetivos”, pontuou.

Conforme o pesquisador e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Flores Cardoso, o lançamento do sumário representa um marco em um ciclo de avaliação que perpassa por todos os controles que os produtores fazem dentro da propriedade, desde a reprodução, nascimento, identificação de pai e mãe de cada animal,  desempenho produtivo, avaliações de ultrassonografia, avaliações de crescimento, habilidade materna, etc. 

“Nós juntamos essa informação em índices que apontam quais são os melhores animais para produzir terneiros pesados, para produzir novilhos que vão acabar primeiro e com maior peso de carcaça, que vão valer mais para o produtor quando forem abatidos e também animais mais adaptados pela resistência ao carrapato e pelo comprimento do pelame. Então, através desse trabalho de parceria entre produtores, associação e Embrapa, nós geramos essa informação e entregamos na forma de um documento que permite visualizar quais os reprodutores que vão transmitir em maior intensidade essas características para seus filhos. Assim, os produtores podem tomar a decisão de melhorar seus rebanhos, de qual genética usar e com isso avançar na lucratividade e na produtividade”, destacou Cardoso. 

A transmissão das lives será feita pelo canal do YouTube da ANC.
Pelo Instagram da ANC.
Pelo Facebook da ANC  e do Promebo.

Com informações da Assessoria de Imprensa da ANC. 

Felipe Rosa (14406/RS)
Embrapa Pecuária Sul

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal