Inovação para o agro seleciona três equipes

 

PackGreen, BioFoodk e Biofet, são as três equipes empreendedoras de estudantes universitários selecionadas pelo Ideas for Farm, edição 2020, da Embrapa Meio-Norte, para o Programa de Inovação de Teresina (THEch), no eixo de startups para o agronegócio.Os estudantes são alunos de Engenharia de Materiais na Universidade Federal do Piauí (UFPI),Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia de Alimentos, no Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI). O THEch é uma ação da Prefeitura de Teresina para incentivar a materialização de ideais inovadoras em várias áreas.

O primeiro passo na corrida da inovação é transformar, num prazo máximo de seis meses, a contar desta segunda-feira 24 de agosto,  uma ideia em um protótipo de tecnologia. Cada equipe receberá R$ 12 mil da Embrapa para custear as bolsas de estágio e as despesas com os trabalhos. A equipe PackGreen, por exemplo, vai trabalhar para desenvolver embalagens limpas e biodegradáveis, usando produtos regionais, como o amido da polpa do coco babaçu.

O desafio da equipe BioFoodk é produzir uma embalagem de resíduo de casca de abacaxi com uma biomassa de fécula de mandioca. Já os empreendedores da equipe Biofet vão trabalhar o desenvolvimento de um biocomposto de “elevada qualidade”, por meio do manejo de macrófitas (plantas aquáticas) de grande proliferação em ambientes hídricos de água doce, em zona urbana, pelo excesso de nutrientes.

Membros e mentores

O passo a passo do trabalho será supervisionado pela pesquisadora Izabella Hassum, chefe-adjunta de Transferência de Tecnologias da Embrapa Meio-Norte. Os membros e mentores das três equipes são os seguintes:

PackGreen – Allef Gabriel da Silva Fortes (UFPI), Ana Carolina Ferreira dos Santos Rosa (UFPI), Iago Rodrigues de Abreu (UFPI) e Railha Antunes de França (UFPI), membros. A pesquisadora Ana Lúcia Horta é a mentora.

BioFoodk –Apolinário Fialho Filho (IFPI), Camila Francisca Santos Sousa (IFPI), Daiane Mayara da Silva Ferreira (IFPI) e Irismar Santos Fruz Feitosa (IFPI), membros. O mentor é Jorge Hashimoto, pesquisador na área de alimentos.

Biofet – Davi Leal dos Santos Barbosa (IFPI), Eduardo Lima de Sousa Júnior (IFPI) e Karoline de Sousa Almeida (IFPI). A pesquisadora Janaína Kimpara é a mentora.

 

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Embrapa Meio-Norte

 

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal