Manifesto Brasil 5.0 para transformação digital global

 


A Embrapa, ao lado de representantes do governo, iniciativa privada, instituições de ensino e pesquisa e entidades de classe, participou, no último dia 22, do lançamento do Manifesto Brasil 5.0, uma iniciativa liderada pelo Instituto MicroPower que visa promover as bases para o desenvolvimento de projetos para transformação digital no País. A programação completa de lançamento foi organizada em cinco sessões transmitidas on-line, realizadas nessa semana e também de 28 a 30 de setembro (saiba mais aqui).

A construção do documento envolveu 60 profissionais, de 37 organizações diferentes, e traz os fundamentos para cinco pilares: Pessoas 5.0, Sociedade 5.0, Negócios 5.0, Governo 5.0 e Economia 5.0. A Embrapa integra o conselho superior da iniciativa, com a diretora-executiva de Inovação e Tecnologia, Adriana Regina Martin, e também o conselho consultivo, nele representada pela chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Silvia Massruhá.

O evento virtual foi aberto pelo CEO do Instituto MicroPower, Francisco Antonio Soeltl, e pelo presidente do Conselho de Notáveis da instituição e secretário de Economia, Administração e Finanças da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno. O Manifesto foi concebido no âmbito do projeto Brasil 5.0 e tem seus fundamentos alinhados às 100 ações estratégicas da Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital), política instituída por meio dos decretos 9.139/2018 e 9.804/2019.

Segundo o Tenente-Brigadeiro Damasceno, os próximos objetivos serão promover ações voltadas para capacitação e empoderamento de pessoas para atuação na transformação digital de processos e modelos de negócio e desenvolver a economia digital, privilegiando a qualidade de vida das pessoas de forma inclusiva e sustentável. A iniciativa também deverá identificar novas contribuições para a revisão da E-Digital para o período de 2022 a 2026.

Pilares

Os fundamentos para o pilar Negócios 5.0 foram apresentados pela chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massruhá. A moderação ficou a cargo do presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), Rodolfo Fücher. Os resultados foram baseados no estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que trata sobre como aplicar as tecnologias para melhorar radicalmente a performance e o alcance das organizações considerando três vertentes: transformar a experiência do cliente, transformar os processos organizacionais e transformar os modelos de negócios.

O Manifesto procurou contemplar essas vertentes em consonância com as ações estratégicas da E-Digital e delineando fundamentos para uma economia baseada em dados, novos modelos de negócios a partir de plataformas digitais, desenvolvimento da infraestrutura e acesso às tecnologias da informação e comunicação, e ainda para a educação e capacitação profissional.

Segundo Silvia Massruhá, foi possível observar que o momento da pandemia acabou funcionando como um acelerador de futuro, com a adesão rápida a esses novos modelos de negócio, seja no varejo, no agronegócio e na oferta de capacitações. “Ficou ainda mais evidente o papel das plataformas digitais para facilitar o acesso ao mercado e atender melhor o cliente”, explicou.

A diretora-executiva de Inovação e Tecnologia, Adriana Regina Martin, foi a moderadora do painel sobre o pilar Economia 5.0, conduzido pelo subsecretário de Inovação e Transformação Digital do Ministério da Economia, Igor Nazareth. Foram apresentados os fundamentos para a promoção da inovação e empreendedorismo, produtividade, competitividade e ambiente de negócios. Igor Nazareth destacou iniciativas em curso dentro desses temas, como a proposta do Marco Legal de Startups, a estratégia nacional para propriedade intelectual, a Câmara da Indústria 4.0 e projetos e programas para digitalização de negócios, qualificação e empregabilidade.

Também foram abordados no evento os fundamentos para o pilar Pessoa 5.0, que destacou a proposta de um plano de desenvolvimento integral; o pilar Sociedade 5.0, focado na aplicação das tecnologias para promover qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade econômica, social e ambiental; e ainda Governo 5.0, pilar centrado no cidadão e no uso de recursos digitais para a oferta de serviços públicos de qualidade nos três níveis de governo. Os painéis contaram com a participação de representantes da empresa Eletrobrás, do Centro Universitário FEI, do Movimento Brasil Competitivo e da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH SP), entre outras entidades.

O evento apresentou ainda a experiência prática de criação de coalizões digitais regionais, como uma ação tática para integrar os diferentes ecossistemas de inovação e operacionalizar a transformação digital, a exemplo da coalização da região do grande ABC Paulista, iniciada em 2019. Na próxima semana, o evento vai mostrar outros exemplos de melhores práticas e os destaques selecionados no âmbito do Manifesto Brasil 5.0 (2020/2021) como experiências de sucesso para a transformação digital no Brasil, entre eles o programa de aceleração de startups do agronegócio TechStart Agro Digital, promovido pela Embrapa Informática Agropecuária e Venture Hub, e o desafio de startups Ideas for Milk, realizado pela Embrapa Gado de Leite e entidades parceiras.

 

Graziella Galinari (MTb 3863/PR)
Embrapa Informática Agropecuária

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal