Seminário debate desafios e alternativas para manter a competitividade na cadeia da soja

 


O "II Seminário: Desafios da Liderança Brasileira no Mercado Mundial da Soja" será promovido nos dias 27 e 28 de outubro, em formato digital, via Radar da Tecnologia, canal da Embrapa Soja no Youtube. Para participar deste evento gratuito, basta fazer a inscrição no site do evento para receber o link de acesso

O evento é realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja), a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), a Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações).

O objetivo do Seminário é discutir os principais temas relativos à competitividade da soja brasileira no cenário mundial, com ênfase nas questões técnicas para produção e armazenamento do grão e ainda para a manutenção da qualidade da oleaginosa. O Brasil é hoje líder mundial na produção de soja com 125,8 milhões de toneladas e também o maior exportador do grão, com estimativa de 81 milhões de toneladas comercializadas ao mercado externo até o final de 2020, segundo dados da Abiove.

“Queremos debater as estratégias mais assertivas para preparar o setor no sentido de manter a liderança do Brasil na produção de soja e derivados, garantindo qualidade do produto e ampliando a competitividade da cadeia produtiva da soja”, explica Marcelo Álvares de Oliveira, pesquisador da Embrapa Soja e um dos organizadores do evento.

A programação técnica foi planejada para agregar os vários atores da cadeia produtiva da soja. A comissão organizadora definiu cinco grandes eixos para esta segunda edição do Seminário. Um dos pontos a ser debatido diz respeito às boas práticas necessárias para a armazenagem do grão e as dificuldades de conservação. 

O evento também discutirá alternativas para reduzir o impacto dos contaminantes biológicos que interferem na qualidade de grãos e farelo. Também estão na programação os vários aspectos que envolvem o uso de pesticidas, com foco em seus resíduos no Brasil, a visão dos importadores sobre a temática e até mesmo o banimento de produtos e suas possíveis consequências ao setor produtivo. 

O seminário pretende ainda ampliar o debate sobre as tecnologias atualmente utilizadas nas operações de classificação e qual o cenário futuro para estes processos. Um tema transversal a todos os tópicos diz respeito a legislação brasileira e, por isso, a Agenda Regulatória da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento terá espaço privilegiado no debate.

 

Serviço
Evento Digital: II Seminário: Desafios da Liderança Brasileira no Mercado Mundial da Soja
Data: 27 e 28 de outubro
Local: Radar da Tecnologia, canal da Embrapa Soja no Youtube
Inscrição aqui: https://www.seminariodesafiosdasoja.com.br/

Informações para a Imprensa
Embrapa

Jornalista Lebna Landgraf (MTB 2903-PR)
[email protected]

Abiove 
Luiza Franco | Letícia Volponi
[email protected] 

NCO
Embrapa Soja

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal