Projeto MandioTec promove treinamento em avaliação de impactos em propriedades rurais


A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus,AM) coordenou dia 12/11/2020 a capacitação “Avaliação de impactos e desempenho socioambientais de propriedade agrícolas em contexto Amazônico”, com o objetivo de orientar os participantes sobre o uso do sistema Ambitec-agro, na realização de avaliações de impactos econômico, social e ambiental.

Sob a coordenação do pesquisador Lindomar de Jesus de Sousa Silva, da Embrapa Amazônia Ocidental, e tendo como instrutor o pesquisador Geraldo Stachetti Rodrigues, da Embrapa Meio Ambiente, o curso foi realizado via webconference com empregados das unidades da Embrapa Amazônia Ocidental, Embrapa Acre, Embrapa Roraima, Embrapa Amapá, Embrapa Amazônia Oriental e Embrapa Agrossilvipastoril.

O curso foi uma atividade do projeto em rede “Tecnologias para agregação de valor e produção sustentável de mandioca por produtores familiares na Amazônia – MandioTec”, que faz parte do conjunto de 19 projetos da Embrapa que formam o Projeto Integrado da Amazônia, financiado com recursos do Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Sistema de Avaliação de Impactos Ambientais de Inovações Tecnológicas Agropecuárias (Ambitec-Agro) consiste de um conjunto de matrizes multicritério que integram indicadores do desempenho de inovações tecnológicas e práticas de manejo adotadas na realização de atividades rurais. Tem abordagem simples e prática e de baixo custo, aplicável à avaliação multicritério de impactos socioambientais, podendo ser utilizado em uma ampla variedade de inovações tecnológicas e atividades rurais focadas nos projetos de P&D da Embrapa e seus parceiros do sistema brasileiro de pesquisa agropecuária.

O treinamento, segundo Lindomar, objetivou disponibilizar informações atualizadas do sistema Ambitec–Agro que contribuirão na avaliação dos projetos de transferência tecnológicas realizados no âmbito do projeto do Fundo Amazônia – Ambitec.

Na programação, os participantes aprenderam a aplicação do sistema Ambitec – Agro, assim como a realizar análises dos indicadores; observar e interpretar os resultados dos dados lançados e também sobre a avaliação de impactos: contextualização, conceitos, metodologias. No final houve atividade prática de utilização do Ambitec.

MandioTec


O principal objetivo do MandioTec é promover a apropriação de tecnologias e conhecimentos para o aumento da produtividade e renda da mandioca, com agregação de valor aos produtos derivados e produzidos na região Amazônica. As atividades visam ainda disponibilizar conhecimentos sobre estratégias diferenciadas de manejo e conservação do solo como alternativa ao sistema tradicional da agricultura na Amazônia (sistema de derruba e queima).

Ele tem projetos componentes em rede e por temas: gestão, avaliação e adaptação de cultivares, manejo e conservação do solo, agregação de valor e avaliação de impactos, sob a liderança da Embrapa Acre, Embrapa Roraima, da Embrapa Amazônia Oriental e da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus, AM), tem a participação da maioria dos centros de pesquisa da Embrapa na Amazônia. Além de contar com ampla participação de diversas instituições públicas e entidades vinculadas a cadeia produtiva da mandioca nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Maranhão e Mato Grosso.

Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal