Arame liso galvanizado para cerca: principais usos e diferenciais


 

O cercamento de terras é processo básico no manejo de diferentes propriedades rurais, já que tem várias finalidades, como marcar fronteiras entre lotes e definir áreas dedicadas à produção de gado. Para essas aplicações, um dos melhores recursos é o arame liso galvanizado para cerca.

Você sabe o motivo? Para explicar as vantagens e as indicações de uso, conversamos com o profissional Rafael Silva, analista de mercado Agro da Belgo. Aqui você verá detalhes das principais características desse produto, incluindo os modelos disponíveis e os seus diferenciais.

Aproveite para tirar as suas dúvidas e descobrir qual material melhor atende as suas necessidades!

O que é o arame liso galvanizado?

O arame liso galvanizado trata-se de uma peça lisa única, constituída por galvanização com camada de zinco uniforme. É um arame para cerca muito usado na contenção de animais por conta da alta resistência a rupturas. Pode ser empregado em criações intensivas e extensivas, para fazer divisas ou cercamento interno.

Rafael destaca que há dois tipos de galvanização: leve e pesada. Ambas proporcionam alta durabilidade, sendo a tripla galvanização três vezes mais resistente às intempéries do que a galvanização simples.

Quais são as suas características e vantagens?

Como o nome indica, o arame liso difere do farpado por não conter torções e pontas. Ele é recomendado para regiões planas ou com pouca declividade. Essa ausência ou redução de irregularidades na topografia faz com que o produto tenha um desempenho melhor.

Existem vários tipos de arame liso galvanizado para cerca. Rafael destaca os modelos Belgo Z-700®, Ovalado Fortte®, Belgo ZZ-700 Bezinal® e Belgo Z-600® e comenta que cada versão tem uma finalidade. Para locais com topografia de terreno considerada regular, por exemplo, o Belgo Z-700® é o mais indicado.

Também há opções próprias para atender regiões alagadiças e litorâneas de alta corrosão (ZZ-700®), para a divisão de propriedades (Ovalado Fortte®) e para a construção de cerca para gado em criação extensiva e intensiva (Z-700®).

“Escolher arame para cerca exige uma boa análise de seus objetivos e da sua propriedade“, completa o profissional. A seleção do modelo adequado aumenta a produtividade e a rentabilidade da produção; portanto, deve ser feita com muita cautela.

Por que usar o arame liso galvanizado para cerca?

A galvanização tipo bezinal, que inclui liga metálica de zinco e alumínio, confere maior durabilidade ao produto. Isso colabora para um cercamento eficiente do terreno, mesmo em cenários desfavoráveis e condições ambientais agressivas.

“Um arame de boa qualidade, com uma boa regularidade na camada de zinco, evita a perda de sua resistência, o enferrujamento e quebras inadequadas, prevenindo fugas de animais e prejuízos para o produtor rural”, completa Rafael.

Ele destaca, ainda, que a instalação de cercas com esse tipo de produto não gera risco de ferimento ao gado. Isso deve ser considerado no momento de optar por arame farpado ou liso, já que o primeiro tende a ser mais agressivo no contato com os animais.

A facilidade de manutenção é mais um motivo importante para investir no arame liso galvanizado para cerca. Essa característica é potencializada em modelos com formato ovalado, que aderem melhor na execução de emendas e diminuem o número de voltas necessárias.

Por conta do maior distanciamento entre postes, o custo para construir cercas de arame liso também se torna atrativo. O gasto mais expressivo nesse modelo ocorre nos esticadores, pois demandam um planejamento elaborado para que atuem como estruturas rígidas.

Como escolher o melhor tipo de arame liso galvanizado?

Rafael reforça que “a análise da qualidade e integridade das cercas na sua propriedade rural é muito importante na escolha correta do arame.” O processo fica facilitado quando o produtor prioriza marcas que são referência na produção desse tipo de material.

O suporte de uma empresa especializada é extremamente útil na hora de definir o modelo adequado. A indicação deve ocorrer com base em análise das condições do terreno e outros fatores, como a atividade agrícola a ser desenvolvida ou o tipo de animal que será contido.

O modelo ideal vai depender, portanto, de uma série de condicionantes. O arame liso galvanizado para cerca também precisa ser manipulado da forma certa, conforme as orientações do fabricante. “A correta instalação dos esticadores traz firmeza e resulta em menores problemas e despesas de manutenção”, confirma Rafael.

Nesse trabalho, os mourões precisam estar muito bem-fixados no terreno, e a trava entre eles deve ter, ao menos, dois metros de comprimento para que o esticador não tombe. O uso da chamada chave de charrua, para fazer nós, é fundamental para que o fio mantenha sua resistência original.

Rafael diz que arames lisos ovalados de uso na pecuária de corte suportam, no mínimo, seiscentos quilogramas-força, como é o caso do Belgo Z-600. Ele aconselha que o responsável por instalar a cerca evite esticar os fios excessivamente. Isso vai evitar rompimentos por conta da força exercida pelo animal, prevenindo perda de tempo e de dinheiro.

Quais são os diferenciais da Belgo em relação ao produto?

De acordo com Rafael, o primeiro ponto que favorece a marca é a matéria-prima utilizada. Estamos falando de 100% de minério de ferro de ótima qualidade, que contém regularidade da camada de zinco com polímero de tecnologia exclusiva.

O Arame Liso Belgo tem formato ovalado que oferece um melhor escoamento de líquido da superfície, além de proporcionar fácil manuseio. “Apresenta maior durabilidade, se torna mais elástico e macio, evitando a quebra frequente e facilitando o trabalho do cerqueiro”, diz o profissional.

A espessura do produto também garante mais aderência na hora de fazer a emenda. Os arames ovalados têm cintas metálicas que fazem toda a diferença na hora do carregamento. Isso colabora para a redução de danos durante o transporte do material.

Fica claro, portanto, que o arame liso galvanizado para cerca da Belgo entrega qualidade superior à de outros produtos do mercado. Os diferenciais citados têm impacto direto no desempenho da gestão pecuária e devem ser considerados na escolha do seu futuro fornecedor.

Quer saber mais sobre os diferenciais e as aplicações dos nossos materiais? Entre em contato pelo site da Belgo Bekaert Arames ou pelo nosso WhatsApp e fale conosco!

 

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal