Rede 5G conecta, pela primeira vez, uma fazenda no Brasil


 

A tecnologia 5G aplicada, pela primeira vez, a uma fazenda no Brasil, foi lançada oficialmente nesta quarta-feira no Piauí. Localizada na zona rural de Baixa Grande do Ribeiro, no interior do estado, a fazenda Ipê é a primeira a contar com a quinta geração de conectividade móvel no meio rural.

O novo sistema foi apresentado durante o evento 5G no Agro, que contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, ministros e parlamentares.  Durante a cerimônia, foram entregues 310 pontos de conexão gratuita à internet e 310 computadores para 31 escolas do estado, que levarão a inclusão digital para cerca de cinco mil alunos.

“Esse evento aqui traz, obviamente, tecnologia ao campo. É a primeira fazenda totalmente 5G. Isso, certamente, irá trazer um ganho de produtividade na casa dos 20% a 30%”, afirmou o presidente Bolsonaro.

Benefícios

Entre os benefícios que a nova tecnologia levará para a zona rural está a alta capacidade de transferência de dados e de velocidade de internet, muito superior à da rede 4G. No campo, o 5G poderá transmitir e conectar milhares de máquinas e dispositivos na mesma rede pela Internet das Coisas (IoT).

Com a nova tecnologia, será possível ampliar o uso de inteligência artificial com máquinas autônomas capazes de tomar decisões inteligentes sem a necessidade de interferência humana. Essa autonomia também será estendida a tratores, colheitadeiras e outras máquinas.

Além disso, por meio do uso de drones, imagens com alta definição e precisão serão captadas no dia a dia no campo, garantindo mais eficiência.

Segundo o ministro Fábio Faria, que também esteve presente ao evento no Piauí, com o 5G será possível que a saúde de um animal seja monitorada em tempo real, independentemente da distância.

Compromissos

As operadoras ganhadoras do leilão do 5G se comprometeram a levar a conexão 5G a 1,7 mil localidades afastadas dos centros urbanos, além de expandir o 4G para mais de 7 mil áreas da zona rural.

“A fazenda, com 5G da TIM, da Nokia, vai fazer com que o nosso agronegócio, que já é tão pujante, fique muito maior”, disse Faria.

 

Fonte: Minha Operadora

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal