Conheça as regras de viagem internacional com seus pets

 


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é o órgão que esclarece as dúvidas. Confira

Fim de ano pode significar férias com oportunidades de viagem internacionais, incluindo a companhia de seus animais de estimação. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é o órgão responsável no País para informar quais as regras necessárias para esse tipo de viagem.

As mudanças mais recentes para o ingresso de cães e gatos em viagens para os Estados Unidos e Coreia do Sul foram atualizadas. Saiba o que mudou e onde encontrar mais informações sobre viagens com seus pets.

Estados Unidos

Os cães que chegam de países classificados como de alto risco para raiva, que inclui o Brasil, só poderão ingressar no país por um dos 18 pontos de entrada aprovados.

As entradas permitidas são: Anchorage (ANC), Atlanta (ATL), Boston (BOS), Chicago (ORD), Dallas (DFW), Detroit (DTW), Honolulu (HNL), Houston (IAH), Los Angeles (LAX), Miami (MIA), Minneapolis (MSP), New York (JFK), Newark (EWR), Philadelphia (PHL), San Francisco (SFO), San Juan (SJU), Seattle (SEA), e Washington DC (IAD).

As novas regras entraram em vigor desde o dia 1º de dezembro, segundo o Center for Disease Control and Prevention (CDC), órgão de controle e prevenção de doenças dos Estados Unidos. A decisão inclui cães que estiveram em países com alto risco nos últimos seis meses.

A exigência de documentos aumentou. Antes, era exigido apenas o comprovante de vacina de raiva, agora é preciso apresentar um comprovante de microchip e o laudo de sorologia da raiva, se a vacina atual tiver sido aplicada fora dos Estados Unidos. A idade mínima para o ingresso de cães passou de 4 meses para 6 meses de idade.

Segundo o CDC, as medidas são necessárias para proteger a saúde pública contra a reintrodução da variante do vírus da raiva canina nos Estados Unidos.

Confira as principais regras para o ingresso de passageiros vindos de países com alto risco de raiva com seus cães:

  • Funcionários do governo dos EUA com ordens de viagem oficiais;
  • Cidadãos dos Estados Unidos ou residentes legais que se mudem para os Estados Unidos, por exemplo, para trabalhar ou estudar;
  • Proprietários de cães de serviço especificamente treinados para auxiliar o proprietário com deficiência;
  • Importadores de cães para fins científicos, educacionais, de exibição ou de aplicação da lei;
  • Viajantes com cães que possuem certificados de vacinação antirrábica válidos emitidos pelos EUA;
  • Pessoas que se mudam para os EUA com cães com uma Licença de Importação (Import Permit) do CDC, se os certificados de vacinação contra a raiva dos cães nos EUA tiverem expirado.
  • Pessoas retornando de uma viagem temporária não são elegíveis para uma autorização para seu cão retornar se o certificado de vacinação antirrábica dos Estados Unidos tiver expirado.

Coreia do Sul

A Coreia do Sul mudou as regras de ingresso de cães e gatos. Para emissão do Certificado Veterinário Internacional, são exigidos um atestado de saúde, o comprovante de microchip e comprovante da vacina antirrábica.

É exigido que o microchip do animal seja lido no dia da emissão do CertificadoVeterinário Internacional (CVI) pelo médico veterinário oficial e que o CVI emitido seja submetido ao Oficial da Quarentena Animal da Coreia antes da chegada.

Regras gerais de viagem com pets

Para fazer uma viagem internacional com seu pet, o tutor precisa de um Certificado Veterinário Internacional emitido pelo Vigiagro, atendendo às exigências do país de destino.

Atualmente, o Mapa disponibiliza a emissão do CVI para o trânsito internacional de cães e gatos para 11 países de forma eletrônica: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Japão, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Para os demais países com o CVI presencial, o passageiro deve contatar uma unidade da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) com, no mínimo, 30 dias de antecedência. As informações, exigências de cada país acordado e contato das unidades Vigiagro estão no site do Mapa. O portal responde também as dúvidas mais frequentes dos passageiros.

Com informações da Ascom/Mapa

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal