Híbrido BRS 3046 amplia mercado do milho verde

As sementes do primeiro híbrido de milho verde, o BRS 3046, desenvolvido pela Embrapa e batizado de Saboroso, já estão no mercado disponíveis aos produtores. Ele é recomendado para as regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e o Estado do Paraná (norte, nordeste e oeste), para plantios em safra e safrinha. Pode ser também usado na produção de grãos e de silagem.

Muito importante para os pequenos e médios produtores, o Saboroso, além de trazer a marca Embrapa, chega para ampliar o mercado consumidor do milho verde in natura e da culinária. Com ele, a elaboração de pratos como pamonha, mingau, canjica, curau, bolos e tortas, ganha força porque tem um excelente rendimento.

O BRS 3046 é um milho superior agronomicamente a outros híbridos disponíveis no mercado. Ele pode ser plantado durante todo o ano; é superprecoce e com florescimento masculino em 60,5 dias; tem grãos de cor amarelo alaranjado; espiga com comprimento médio de 18 centímetros; e produtividade média de 30 mil a 40 mil espigas por hectare. Ele é resistente a algumas doenças, como por exemplo, a ferrugem comum.

Coordenado pelo pesquisador Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães, da Embrapa Milho e Sorgo, com sede em Sete Lagoas, Minas Gerais, o desenvolvimento desse híbrido levou nove anos e teve a participação de cientistas tarimbados de pelos menos seis unidades da Embrapa instaladas no Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste.

Na região Meio-Norte, os testes com as linhagens que deram origem ao BRS 3046 foram conduzidos pelo pesquisador Milton Cardoso, no período de 2007 a 2016. Foram instalados experimentos em Teresina e Bom Jesus, no Piauí, e nos municípios de Mata Roma e São Raimundo das Mangabeiras, no Maranhão.

As sementes do híbrido podem ser encontradas nos distribuidores Plantmax Sementes (telefone (85) 3032-4894, e-mail [email protected]) e Mhatriz Pesquisa Agrícola (telefone (64) 3571-3463, e-mail [email protected]).

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Embrapa Meio-Norte
[email protected]
Telefone: (86) 3198-0518 
 
Fonte: Embrapa

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal