Primeira usina fotovoltaica flutuante é instalada em propriedade rural no Brasil

Esse é o primeiro projeto do Brasil a ser implementado em uma propriedade rural e conectado diretamente à rede de energia.

A palavra de ordem na propriedade rural do agricultor e pecuarista Luiz Carlos Figueiredo, em Cristalina (GO), é inovação. Basta uma visita rápida pela Fazenda Figueiredo para perceber as intervenções tecnológicas feitas no lugar. A mais nova delas, e que tem gerado grande expectativa para o agropecuarista, é a construção de uma usina fotovoltaica sobre um lago. Esse é o primeiro projeto do Brasil a ser implementado em uma propriedade rural e conectado diretamente à rede de energia. “Eu já havia feito várias pesquisas pela internet sobre o uso e a qualidade da energia fotovoltaica, até que tive a oportunidade de participar de uma feira tecnológica em Brasília, na qual tive contato direto com a MTEC (empresa especializada em energia fotovoltaica) e não tive dúvidas sobre a implantação de uma usina em minha propriedade”, conta.

Mais alguns meses e os planos saíram do papel. Figueiredo destacou a agilidade do processo de montagem da usina. “Iniciamos o projeto em novembro de 2016 e em 4 meses já estamos finalizando o projeto”. Ele conta que neste período, além da consultoria da MTEC, empresa responsável pela construção da usina, vários técnicos da França e Alemanha acompanharam o projeto. “Quando eu decidi implantar a usina fotovoltaica na minha fazenda, fiz questão de escolher o que havia de melhor no mercado para que os resultados também sejam os melhores”, afirma.

José Carlos Tormim, engenheiro eletricista e diretor executivo da MTEC Energia, conta que a usina construída na Fazenda Figueiredo apresenta três diferenciais das demais existentes no País. “O primeiro deles é a eficiência; o aumento de geração de energia se deve em função do resfriamento da temperatura dos painéis fotovoltaicos instalados no espelho d'água”. Estudos realizados pela empresa Ciel & Terre International apontam que este tipo de tecnologia gera aproximadamente 14% a mais de eletricidade do que a geração solar em terra ou no telhado.

O segundo diferencial da usina flutuante é que os painéis fotovoltaicos impedem até 70% da evaporação do lago na qual está instalada, além de ocupar uma área que, até então, estava em desuso. O terceiro diferencial é que trata-se de um sistema híbrido. “A usina fotovoltaica na Fazenda Figueiredo foi projetada para trabalhar ligada tanto à rede de energia elétrica, quanto a um grupo motor gerador”, conta José Carlos. Ele explica que quando a rede elétrica estiver fora de funcionamento, ocasionado por queda de energia, o gerador à diesel é acionado automaticamente, e a geração de energia não é interrompida. “Nessa situação, a energia fotovoltaica reduz significativamente o consumo de combustível do gerador”, ressalta.

Na Fazenda Figueiredo foram instalados 1.150 painéis fotovoltaicos, totalizando 304kWp, garantindo uma produção estimada de 50 MWh/mês. A quantidade de energia produzida na propriedade equivale às necessidades anuais de consumo de mais de 170 domicílios populares brasileiros. José Carlos conta que desde a criação da empresa, em 2007, foram instalados mais de 4 mil módulos fotovoltaicos, superando 1 Megawatt em sistemas instalados em todo o País, e para o ano de 2017 as obras em andamento vão superar 3 MW.

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal