Mais 600 t de milho chegam na Conab Rio Branco para atender criadores no Acre



A Unidade Armazenadora de Rio Branco começou a receber nesta semana mais 600 toneladas de milho para atendimento a criadores de animais que utilizam o produto na ração animal. O armazém é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que realiza a negociação por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB).

A previsão é que chegue um caminhão por dia trazendo 40 toneladas do produto até completarem a quantidade total de milho. A entrega deverá ser finalizada na semana que vem e, com isso, a unidade poderá atender até 600 criadores do Acre que estão cadastrados no programa. Também estão previstas para chegar, no início de agosto, mais 800 t de milho que deverão garantir a continuidade do atendimento.

Somente no mês passado, o ProVB comercializou 307 t de milho e atendeu 484 pequenos criadores de 13 municípios do estado: Acrelândia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Feijó, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri.

O programa tem como objetivo permitir que criadores e agroindústrias de pequeno porte tenham acesso aos estoques oficiais do governo por meio de vendas diretas a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais. Podem ser adquiridas até 10 toneladas por mês e os participantes são criadores de pequeno porte de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos, entre outros. A saca de 60 kg está sendo comercializada a R$ 33,00 no estado.

Para participar do programa é necessário fazer um registro prévio no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican). A seguir, o criador pode ir à Unidade Armazenadora da Conab levando copia do RG e CPF e comprovante da identificação, endereço e qualificação de suas atividades e escala de produção/consumo. No caso dos criadores de bovinos, também é necessária a apresentação de comprovante de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. O pagamento é realizado à vista, via Guia de Recolhimento da União (GRU).

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal