Embrapa promove Workshop sobre Modelagem de Nichos Ecológicos e Riscos Econômicos de Pragas Quarentenárias


A Embrapa Roraima promoverá no dia 30 de outubro o Workshop - Modelagem de Nichos Ecológicos e Riscos Econômicos de Pragas Quarentenárias. O objetivo é discutir e validar a metodologia utilizada no âmbito do projeto ‘Avaliação de Nichos Ecológicos e Riscos Econômicos Potenciais do Ácaro-hindustânico-dos-citros e do Ácaro-vermelho-das-palmeiras no Brasil’, além de apresentar dados da pesquisa em andamento.

O evento é gratuito e será realizado no Auditório da Embrapa Roraima, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A programação contará com palestras de pesquisadores nacionais e internacionais com ampla formação e experiência na área. Entre os temas que serão abordados, estão: Pragas Quarentenárias no Brasil; Modelagem de nicho ecológico; Avaliação do risco de invasão de espécies utilizando o Climex e Nichos ecológicos e impactos econômicos de pragas. 

As inscrições podem ser feitas pelo endereço https://www.eventbrite.com.br/e/workshop-modelagem-de-nichos-ecologicos-e-impactos-economicos-de-pragas-registration-51566429579, também disponível para acesso na página da Embrapa Roraima. O workshop é voltado para estudantes, professores e demais profissionais interessados no tema.

O Projeto
 
Iniciado em 2017, o projeto ‘Avaliação de Nichos Ecológicos e Riscos Econômicos Potenciais do Ácaro-hindustânico-dos-citros e do Ácaro-vermelho-das-palmeiras no Brasil’ busca identificar as áreas em território nacional propícias ao estabelecimento dessas duas pragas.

O trabalho vem avaliando os riscos econômicos potenciais desses ácaros através da composição de índices de especialização produtiva com a probabilidade de estabelecimento das pragas (nichos ecológicos). Esses índices permitirão gerar mapas e identificar municípios e Estados que sejam mais ou menos sensíveis a entrada e fixação desses organismos. 

De acordo com o coordenador do projeto, o pesquisador George Amaro, a entrada de uma praga quarentenária no Brasil pode causar sérios prejuízos aos cultivos agrícolas, às limitações de comércio interno e externo e, também, à diversidade de espécies nativas. “Devido à ausência de inimigos naturais, geralmente, uma praga quarentenária introduzida atinge altas densidades populacionais, causando a redução da produtividade das culturas hospedeiras, aumentando, assim, os custos de manejo e, em algumas vezes, inviabilizando a permanência das culturas nesses locais”, explica o pesquisador.

O ácaro-hindustânico-dos-citros e o ácaro-vermelho-das-palmeiras são consideradas pragas quarentenárias presentes, ou seja, já foram identificadas em território nacional. Ambas apresentam ocorrência no estado de Roraima e, caso se espalhem para o restante do Brasil, podem acarretar importante impacto econômico na agricultura, principalmente para as culturas da banana, laranja e coco.

Confira a Programação do Workshop:

30/10/2018

MANHÃ
8h- Abertura
8h15- Apresentação dos Palestrantes
8h30- Pragas Quarentenárias no Brasil (Elisangela Fidelis, Embrapa Roraima)           
9h30- Coffee Break
9h45- Introdução à modelagem de nicho ecológico (Cristian Madeira de Medeiros, Universidad de Salamanca)
10h45- Modelagem de Nicho Ecológico para Avaliação do Risco de Invasão de Espécies Utilizando o Climex (Ricardo Siqueira, Universidade Federal de Viçoca)
12h – Intervalo para almoço

TARDE
14h- Apresentação Palestrantes
14h10- Modeling Potential Economic Risks of Quarantine Pests (Professor Thomas Marsh, Washington State University)
15h30- Pragas Quarentenárias de Interesse para o Brasil (Elisangela Fidelis, Embrapa Roraima)
15h45- Coffee Break
16h- Modelagem de Nichos Ecológicos e Impactos Econômicos com R (George Amaro, Embrapa Roraima)
17h-    Discussão
17h45- Encerramento


Clarice Rocha (MTb 4733/PE)
Embrapa Roraima

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal