Evento reúne especialistas para discutir estratégias para inovação tecnológica


Nos dias 30 e 31 de outubro, a Embrapa Meio-Norte promove o Workshop “Inovação tecnológica e desenvolvimento social no meio rural”. Um grupo de especialistas foi escolhido cuidadosamente para falar sobre inovação e debater sobre temas afins como desenvolvimento, negócios, tecnologias digitais na agricultura, dentre outros. A programação do dia 30 de outubro estará aberta ao público e acontecerá no Bristol Gran Hotel Arrey, em Teresina (PI). Já no dia 31, o evento será restrito à equipe técnica da Embrapa.


A abertura ocorrerá às 8h, com a palestra “Agricultura da informação: O impacto do big data e internet das coisas na gestão das fazendas”, apresentada por Sílvia Maria Fonseca S. Massruha, pesquisadora e chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas, SP.

Silvia Massruha é doutora em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2003) (INPE), mestre na área de Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (1996) da Unicamp e graduada em Análise de Sistemas - Pontifica Universidade Católica de Campinas (1988). Desde 1989, é pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária onde tem liderado projetos na área de engenharia de software, inteligência artificial e computação científica aplicada à agricultura. A pesquisadora é autora de dezenas de publicações técnico-científicas e participou do desenvolvimento de softwares sobre sistemas especialistas, lógica abdutiva, lógica nebulosa, técnicas de aprendizado de máquina, mineração de dados e textos voltados para o manejo animal e diagnóstico de doenças em plantas.

A outra palestra do Workshop tem como tema “Inovação social na agricultura com foco no desenvolvimento territorial”, conduzida pela pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, Seropédica – RJ, Cristhiane Amâncio. A palestrante é doutora em Ciências Sociais com ênfase em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 2006. Atua nas áreas de Sociologia Rural, Educação Popular e Metodologias de Intervenção em Comunidades Rurais. Nos últimos 10 anos desenvolveu trabalhos com populações tradicionais ribeirinhas no Pantanal Sul Mato-grossense e pescadores profissionais artesanais.  Atualmente, atua junto a agricultores familiares e comunidades tradicionais estudando sobre sociologia e extensão rural, adequações sociotécnicas em processos de inovação social e análise de agroecosssitemas que valorizem a identidade, as novas ruralidades e o desenvolvimento territorial.

O outro palestrante do evento é o administrador e consultor de empresas, pós-graduando em Gestão de Negócio Cooperativista, Agnaldo Linhares. Ele vai falar sobre “Cooperativas agrícolas como parceria estratégica para inovação”.  Agnaldo atuou em cooperativa do ramo saúde de 1998 a 2016 e no Sistema Cooperativista do Piauí desde 2016. Na palestra ele abordará as oportunidades advindas do cooperativismo e as vantagens de empreender um negócio coletivo como forma de potencializar financeiramente um grupo de pessoas pela junção de suas produtividades ou investimentos com foco nas estratégias de crescimento e desenvolvimento do ramo agropecuário.

O evento - O Workshop tem como objetivos fortalecer e ampliar o debate sobre inovação nas instituições de ciência e tecnologia; viabilizar estratégias efetivas e ágeis para promover inovação na agricultura; fortalecer arranjos interinstitucionais que atuam no desenvolvimento e na replicação de tecnologias, em ambiente urbano e rural.

O Workshop “Inovação tecnológica e desenvolvimento social no meio rural” é destinado a técnicos, extensionistas, pesquisadores, formuladores de políticas, agentes públicos e privados e representantes das cadeias produtivas. Somente a programação do dia 30 de outubro estará aberta ao público. No dia 31, o evento será restrito à equipe técnica da Embrapa.

Fazem parte da programação também os painéis “ICTs e mercado: como gerar inovação e valor para a sociedade?”; “Tendências e potencialidades das cadeias produtivas do Estado do Piauí’ e “Extensão Rural como elo para inovação”.

A programação completa pode ser acessada aqui.

Eugênia Ribeiro (MTb 1091/PI)
Embrapa Meio-Norte

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal