VIII edição do Encontro de Pequenas Frutas abre hoje, em Pelotas



Evento traz personalidades da fruticultura do Mercosul para debater temas estratégicos à produção, comercialização e consumo. Palestra de abertura traz a abordagem da saúde e consumo como ponto de destaque na programação, que culmina com a Festa Municipal do Morango.

Tem início no final da tarde desta terça-feira, 6 de novembro, no Clube Brilhante, em Pelotas/RS, o VIII Encontro sobre Pequenas Frutas e Frutas Nativas do Mercosul e VIII Simpósio Nacional do Morango, tendo a palestra de abertura do evento Benefícios do consumo de frutas na promoção da saúde, apresentada pela pesquisadora Márcia Vizzotto, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS). A continuidade do evento, que se estende até o dia 9, transcorre nas dependências da sede da Unidade de pesquisas.

A palestra de abertura do evento vai abordar a relação do consumo de frutas e a saúde, dando destaque ao cultivo do morango e do mirtilo. Segundo a pesquisadora Márcia Vizzotto, a sua fala será emcima de dados da última pesquisa de saúde, referente aos últimos dez anos, identificando o que evoluiram as doenças, os seus fatores de riscos, os novos hábitos do consumidor, como adquirir escolhas saudáveis na alimentação e como trabalhar a longevidade. "A pesquisa agropecuária está trabalhando para dar maior acesso ao consumidor dessas frutas, através de técnicas de produção que estendam a sua safra, o que vem a facilitar o seu consumo, além de minimizar também o seu valor de compra por ter o produto por mais tempo à disposição no mercado", explica Vizzotto. Ela destaca ainda que o acesso a informação dos benefícios das pequenas frutas e frutas nativas, cada vez mais investigados pelos trabalhos de pesquisa, também as tornam mais populares e atrativas para inclusão na dieta do consumidor.

Outro detalhe importante é o compromisso da Embrapa em atender em sua plataforma de pesquisa trabalhos experimentais que atendam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), que são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, da ONU, em 2015, estimulando ações para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta.

"Um dos grandes desafios para quem trabalha com pesquisa em alimentos é a geração de alternativas para diminuir o desperdício de alimentos, principalmente, no que diz respeito aos fatores de logística na sua produção. Há inúmeras condições a serem melhoradas, que passam por políticas públicas, mas a pesquisa tem contribuído com técnicas alternativas de produção, o que já ajuda a manter as frutas por mais tempo nas prateleiras dos supermercados, das feiras-livre, etc", disse Vizzotto.

Outros temas de igual importância serão apresentados no evento como melhoramento genético de cultivares, domesticação e uso de espécies nativas, comercialização - oferta e demanda de pequenas frutas e sistemas de produção do morangueiro. Diversos especialistas estão confirmados para palestrar, trazendo suas experiências praticadas no Chile, Espanha, Peru e Uruguai, além de dezenas de representantes de universidades, institutos e empresas brasileiras, vindos de outros estados. A programação está disponível em https://bit.ly/2SOgo7j

Dia de Campo

O fechamento do evento se dará no dia 9/11, sexta-feira, com a realização de um dia de campo, que acontecerá nos campos experimentais da Embrapa, sendo a parte da manhã, na Sede da Unidade de pesquisas, localizada na BR 392 km 78, onde serão apresentadas variedades de amora, morango e mirtilo. A tarde será dedicada a variedade de amora-preta a ser lançada nos proximos meses e as espécies de frutas nativas, que estão incluídas nos kits do projeto Quintais Orgânicos de Frutas, que serão apresentadas na Estação Experimental de Cascata, base física da Embrapa, localizada na BR 392, Km 88.

Festa do Morango

E para que a semana fosse fechada com sucesso foi aliada a programação deste evento internacional a realização da II Festa Municipal do Morango, retomada no ano passado, que tem se dedicado a popularizar a fruta através de bancas de comércio em bairros da cidade com valores de venda promocionais e que se realiza nos dias 10 e 11/11, na Comunidade Redentor, 9º distrito, Monte Bonito. 
 
Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal