Estudos em avicultura colonial contribuem para divulgar curiosidades sobre as galinhas



Criadas em propriedades rurais, em aviários ou em granjas. As galinhas são as aves mais comuns do mundo, estima-se que sua população seja de 19 bilhões. Podem ser criadas em maior ou em menor quantidade, para consumo familiar ou sendo uma renda extra para a propriedade. Das galinhas tudo pode ser aproveitado, os ovos e a carne podem ser consumidos ou vendidos e, as penas são utilizadas de diversas formas, inclusive na produção de rações.

Mesmo sendo aves comuns, ainda existem muitas curiosidades a se descobrir sobre elas. E não se trata apenas de quem veio primeiro se foi o ovo ou ela, esta questão já é ultrapassada. O pesquisador da Embrapa Clima Temperado(Pelotas/RS), João Pedro Zabeleta, especialista em avicultura colonial e orgânica, responde e explica algumas curiosidades sobre as galinhas.

É possível a galinha colocar mais de um ovo por dia? “O ciclo de postura, desde a liberação do óvulo, passagem pelo oveduto, demora entre 24 e 25 horas, portanto, não é possível a galinha produzir mais de um ovo por dia”, esclarece Zabaleta.

Por que em algumas épocas as galinhas diminuem a produção de ovos? Zabaleta explica que o período de luz do dia, chamado de fotoperíodo, interfere na quantidade de ovos que a galinha coloca. A galinha está programada para colocar o ovo para se reproduzir, quando ela percebe que o período de luz diário está diminuindo e que o inverno está se aproximando, ela para de colocar ovos, pois entende que seus pintinhos irão nascer em um período frio e com escassez de alimentos. Quando inicia a primavera ela observa que existem mais insetos e que o calor se aproxima, e assim, seu filhote não vai passar frio e nem fome e retorna a colocar ovos diariamente.

Qual a raça ideal para postura e para corte? A pesquisa não utiliza raças, mas utiliza linhagens. As linhagens misturam duas raças diferentes, são filhos de um pai com uma genética e de uma mãe de outra genética. “As linhagens mais indicadas dependem do nível tecnológico do agricultor, se ele realiza um manejo com uma alimentação mais simples [pastagens e milho] não adianta investir em linhagens de alta produtividade, é preferível uma linhagem mais rústica. Já se o produtor investe em mais tecnologia, possui equipamento de água por gotejadores, aplica vacinas, trabalha com um nível de energia maior, vale a pena investir em mais tecnologia”, afirma Zabaleta.

Qual é o conceito de avicultura colonial? É um sistema em que as galinhas ficam confinadas a noite, em uma média de seis a dez aves por metro quadrado e, durante o dia são liberadas para caminhar em um terreno de em média três metros quadrados por ave. De noite a galinha fica protegida e durante o dia fica pastando, caminhando e se desestressando. “Dessa forma ela desenvolve um sistema imunológico mais forte, o que diminui o número de medicamentos que serão utilizados, esse sistema também pode ser chamado de frango verde ou galinha feliz”, ressalta Zabaleta.

Catarine Thiel (Colaboradora)
Embrapa Clima Temperado

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal