Abertas inscrições para Seminário de Citricultura no Amazonas



A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus,AM) e a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) em parceria com empresas de extensão, ensino e pesquisa, convidam produtores de citros do Amazonas a participarem do Seminário de Citricultura, que será realizado dias 3 e 4 de outubro de 2019, no Auditório Vânia Pimentel da Universidade Nilton Lins e no Campo Experimental da Embrapa no Caldeirão, em Iranduba, AM.

O evento faz parte da 41ª Expoagro que acontece de 3 a 6 de outubro, no campus da Nilton Lins, situado na Av. Prof. Nilton Lins, 3259 - Flores, Manaus – AM. Promovida pela Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) a feira inclui ainda outros eventos como exposição de animais, palestras e estandes temáticos relacionados ao desenvolvimento do setor primário.

O Seminário de Citricultura tem como objetivo fortalecer a citricultura amazonense pela integração e atualização técnica dos pesquisadores, citricultores, empresas, instituições e demais atores envolvidos com a cadeia citrícola. Terá palestras com profissionais experientes e renomados do ramo da citricultura.

A programação do evento conta com palestras sobre pesquisas, manejo, variedades e ameaças à cultura, ministradas por especialistas nos assuntos. Ainda durante o seminário, os participantes terão a oportunidade de realizar uma visita técnica ao Campo Experimental da Embrapa Amazônia Ocidental, no Caldeirão, município de Iranduba, AM, para conhecer de perto os experimentos com citros.

O Seminário da Citricultura contará com o apoio das seguintes instituições: Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam), Universidade Nilton Lins, Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf). Terá palestras de especialistas da Embrapa, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Associação dos Produtores de Citros Amazoncitrus.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO DE CITRICULTURA


Dia 3 de outubro (quinta-feira)

9h – 9h30 – Variedades porta-enxerto desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético de Citros da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Walter Soares – Embrapa Mandioca e Fruticultura).

9h30 – 10h – Variedades de copas adaptáveis às condições do Amazonas, desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético de Citros da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Orlando Passos, Embrapa Mandioca e Fruticultura).

10h – 10h30 – Rede de experimentos do Programa de Melhoramento Genético de Citros da Embrapa da Amazônia Oriental (Fábio Gurgel – Embrapa Amazônia Oriental, Belém,PA).

10h30 – 11h – Resultados obtidos no Amazonas com os trabalhos de combinações copa/porta-enxerto (Cláudio Leone – Embrapa Mandioca e Fruticultura).

11h - 12h – Debate

14h – 14h30 – Adubação verde em citros (José Eduardo Carvalho – Embrapa Mandioca e Fruticultura).

14h30 – 15h – Plantas daninhas, problemas para citros no Amazonas (José Ferreira da Silva – professor da Universidade Federal do Amazonas).

15h – 15h30 – Principais pragas de citros no Amazonas (Marcos Vinícius Garcia – Embrapa Amazônia Ocidental).

15h30 – 16h – Amazoncitrus na cadeia produtiva da citricultura do Amazonas (Cláudio Decares – Presidente da Amazoncitrus).

16h – 17h – Debate

Dia 4 de outubro (sexta-feira)

8h – 12h – Visita ao Campo Experimental do Caldeirão, da Embrapa Amazônia Ocidental – experimentos copa/porta-enxerto e coberturas vegetais em citros.

Para informações: (92) 99206-2377 - (92) 98412-9747

Inscrições clique aqui:

Inscrições pelo link: https://forms.gle/XJw5KswR8McibDbT6


Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal