Multiplicadores de Niquelândia (GO) participam de Workshop sobre sistemas agroecológicos de produção



Com o objetivo de capacitar técnicos e multiplicadores por meio da divulgação de conceitos, princípios e práticas em agroecologia será realizado nos próximos dias 2 e 3 de outubro no Instituto Educacional Tiradentes, em Niquelândia, município distante a 305 quilômetros de Goiânia, o Workshop sobre ‘Sistemas agroecológicos de produção’.

Promovido pelo Crea-GO, Embrapa e Emater GO o evento busca destacar o papel da biodiversidade na estabilidade dos agroecossistemas e o aumento da diversidade de culturas como pré-requisitos para diminuir os efeitos ambientais negativos.

No primeiro dia do Workshop serão focados os princípios agroecológicos, a agroecologia e os sistemas alimentares, o manejo visando o controle biológico de pragas, o redesenho dos sistemas e as experiências sobre agroecologia na região.

O dia 3 será destinado a uma visita ao Sítio Bagagem – Campus Avançado de Agricultura Familiar do Instituto Educacional Tiradentes (Niquelândia) para uma observação das atividades desenvolvidas pelo grupo.

Agroecologia e sistemas agrícolas - Nos últimos anos as pesquisas sobre agroecologia têm se intensificado no cenário nacional e internacional sendo um segmento que tem como meta reatar o olhar voltado para a alimentação que transcende o biológico, o nutricional e o produtivo, e também, busca fortalecer os laços entre o social e econômico, o político e o ambiental.

Existem diversos sistemas de produção agrícolas e nestas perspectivas de potencial para o agricultor, a temática agroecológica de produção se torna um dos caminhos viáveis de implantação para um sistema produtivo sustentável e reatar laços entre comunidade, natureza e agricultura.

Na produção agroecológica de alimentos tornam-se presentes as ações coletivas envolvendo cooperação e reciprocidade entre agricultor e consumidores, o incremento do comércio local e relações mais horizontais entre produção e consumo.

A utilização da agroecologia é importante para que as políticas públicas contribuam na promoção de saúde, segurança alimentar e nutricional, impulsionando, ainda, a autonomia do agricultor.

Neste cenário, o aumento do consumo de alimentos produzidos com base em princípios agroecológicos contribui para o uso consciente do solo, a manutenção e a preservação da matéria orgânica; esse sistema de produção permite excluir o uso de insumos químicos e agrotóxicos favorecendo a diversificação de culturas.

Para quem for participar do Workshop, as inscrições podem ser realizadas através do site www.creago.org.br – clique em Mais Capacitação e na sequência em Palestras e Eventos. O investimento da participação será a doação de 1 kg de alimento não perecível; após o Workshop serão emitidos os certificados que estarão disponibilizados no Portal Mais Capacitação. Faça login e clique na aba certificados.



Confira, a seguir, toda a programação do evento:




Hélio Magalhães (DRT MG 4911)
Embrapa Arroz e Feijão

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal