Dica de leitura - manejo de tilápias em tanques-rede






A publicação Manejos de tilápia em tanques-rede em represa rural do leste paulista: estudo de caso (acesso gratuito aqui) disponibilizada pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariuna, SP) mostra que a produção de tilápia, em tanques-rede, em represas rurais da região leste do estado de São Paulo, vem se firmando como uma atividade promissora para aumentar a renda dos produtores.

Assim, foram realizados vários trabalhos de pesquisa, em parceria com a Embrapa Meio Ambiente, na Apta Regional do Leste Paulista, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, em Monte Alegre do Sul, SP, para avaliar os efeitos da densidade de estocagem, frequência alimentar, diferentes linhagens de tilápia e percentual de proteína bruta na qualidade da água e no desempenho zootécnico dos peixes.

Aspectos relevantes, referentes ao regime climático da região, características da represa, manejo da produção, qualidade da água, desempenho zootécnico e os índices econômicos foram considerados, para cada um dos experimentos e os pesquisadores concluíram que para promover um melhor desempenho zootécnico e econômico, para a produção de tilápia em tanques-rede, as seguintes Boas Práticas de Manejo (BPM) são recomendadas: o uso de tilápia proveniente de linhagens melhoradas geneticamente, estocagem entre 100 e 150 peixes/m3 (produtividade média de 70kg/m3 ), alimentada com ração comercial, contendo 32% de PB, fornecida duas vezes ao dia e durante sete dias da semana, obtendo-se assim, melhor ganho de peso e biomassa final.

A alimentação é essencial. Conforme Francisco Medeiros, o presidente da Peixe BR, nossa cadeia produtiva é qualificada, tecnificada e preocupada com a saúde alimentar da sociedade”, declara Francisco Medeiros.

Medeiros também salienta o valor nutricional dos peixes de cultivo nacional, como a tilápia e tambaqui: “A produção acontece em ambiente controlado e o cuidado com a sanidade é muito rígido. Sempre trabalhamos para garantir a segurança e oferecer alimentos saudáveis para os consumidores. E continuamos da mesma forma, mesmo em um momento extremamente desafiador".

Mais publicações sobre o assunto podem ser conferidas no Portal da Embrapa, aqui.


Cristina Tordin (MTB 28499)
Embrapa Meio Ambiente

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal