Feira digital de Brasília conta com tecnologias da Embrapa Meio Ambiente


A AgroBrasília, feira de tecnologias e negócios voltada a empreendedores rurais, terá formato totalmente digital em 2020. De 6 a 10 de julho, a partir de uma plataforma eletrônica, virtual, online e gratuita, apresentará aos produtores as tecnologias, sistemas e processos modernos, além de criar um ambiente de negócios e de aperfeiçoamento da atividade agropecuária da região.

A Embrapa Meio Ambiente irá apresentar, por meio de palestras virtuais, tecnologias sustentáveis e de acesso gratuito que poderão ser utilizadas por produtores de vários segmentos: sistema de pulverização eletrostática que reduz em mais de 90% a quantidade de agrotóxicos, conforme conclusão de avaliação feita pela B&D Equipamentos Agrícolas, e meliponicultura, que irá abordar o papel das abelhas sem ferrão como polinizadores alternativos de diversas culturas agrícolas em áreas tropicais e subtropicais, como tomate, morango, macadâmia, café e açaí. Apesar de serem eficientes polinizadores de cerca de 30 culturas, as técnicas de manejo e multiplicação ainda requerem aprimoramentos para atender a demanda de produtores agrícolas.

O pesquisador Cristiano Menezes explica que foi desenvolvida uma técnica para produzir rainhas in vitro. A cópula das rainhas foi manejada com sucesso e já foram desenvolvidas dietas artificiais para substituir o néctar e o pólen, além da criação de técnicas de incubação para produção de colônias em condições de laboratório. Os avanços obtidos até o momento permitem estabelecer um sistema de produção de colônias de abelhas sem ferrão e também um guia de utilização para oferecer serviços de polinização.

Já no segundo dia da feira, 7 de julho, será promovida a live Agricultura e Meio Ambiente no pós-Covid-19: o imperativo da sustentabilidade, com participação de Marcelo Morandi, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente; de Marcello Britto, presidente da ABAG, e de Miguel Ivan, diretor de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, com moderação de Renata Maron, jornalista e apresentadora do Canal Terra Viva, das 15 às 16h, no canal da Embrapa no YouTube.

Além disso, estará exposto na Vitrine o Sistema AgroTag, a primeira plataforma geoespacial multitarefa da Embrapa e uma das primeiras iniciativas em geotecnologias no mundo para o monitoramento de redução de Gases de Efeito Estufa (GEEs). Ela permite o acesso aos dados coletados em campo e compartilhamento entre grupos, com formulário de uso e cobertura das terras, onde se pode identificar a área de interesse, selecionando as classes de agricultura, pastagens, florestas plantadas e qualificar estes sistemas com informações sobre as culturas e espécies forrageiras, por exemplo, com acesso a fotos e desenhos também georreferenciados, possibilitando a atualização das informações da propriedade a cada safra.

Também estará disponível o software Ambitec-Agro, composto por um conjunto de planos que integram testes e indicadores ambientais e sociais na avaliação de tecnologias, além de uma das alternativas mais promissoras no controle de contaminantes biológicos na pós-colheita, a irradiação UV-C, que preserva os aspectos qualitativos. Em trabalho desenvolvido na Embrapa, avaliou-se o controle de fungo e da contaminação por bactérias e bolores, utilizando essa radiação como um método limpo e sustentável, que não altera sensorialmente o produto irradiado.

Mais voltadas para a agricultura familiar, as pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente com sistemas agroflorestais (SAFs) biodiversos e suas múltiplas funcionalidades poderão ser acessadas, como o Meliponário e o SAF Abelhas, o SAF Medicinal com estratégias de recuperação em APP e o SAF Frutas, com diferentes desenhos e arranjos agroflorestais voltados à produção de frutas, madeira e culturas anuais.

Estes arranjos são adequados à realidade da agricultura familiar, visando desenvolver estudos para otimizar esses SAFs quanto ao manejo da biomassa, uso eficiente da água de irrigação, biodiversidade da entomofauna e insetos polinizadores, buscando identificar e desenvolver melhorias para viabilizar ambiental e socioeconomicamente estes sistemas, já que o componente arbóreo dos SAFs, associado ao manejo da biomassa na cobertura do solo, contribui para reduzir as variações dos elementos microclimáticos.

No SAF Abelhas e no Meliponário, pode-se conhecer a criação racional de abelhas sem ferrão e sua integração com os SAFs, como fonte alternativa de renda, pela produção de mel e de outros produtos. Já o SAF medicinal com árvores bem desenvolvidas pode servir de inspiração para implantação em áreas que se deseja restaurar.

Sobre a feira

Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), o site digital.agrobrasilia.com.br será a plataforma de conexão com o campo. Durante estes cinco dias haverá lives (transmissão de vídeo ao vivo), palestras e conteúdos exclusivos, reunindo personalidades e especialistas do agro.

Os visitantes poderão acompanhar os eventos, navegar pelos estandes para conhecer os produtos e serviços e entrar em contato direto com o expositor, tudo por meio da plataforma online.

Origem


A AgroBrasília surgiu do sonho dos agricultores de uma das regiões produtivas mais tecnificadas do Brasil. Implantado em 1977, o Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF) foi integrado, principalmente, por produtores do Sul do País, que transformaram o lugar num recordista de produtividade agrícola. A AgroBrasília é hoje a feira de agronegócio que mais cresce no Brasil e também o maior evento de tecnologia e negócios do Planalto Central.

Cristina Tordin (MTb 28.499/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal