Já estão abertas as inscrições para o VI Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia

 

Já estão abertas as inscrições para a VI edição do Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia (VI EnPI), que acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro de 2020, em formato totalmente on-line. Este ano, o tema central será “Bioprodutos: agregação de valor às agroindústrias” com especial ênfase em Bioinsumos. A submissão de trabalhos deve ser feita após a inscrição no evento, entre os dias 10/08/2020 e 11/09/2020.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), bioinsumo é o produto ou a tecnologia de origem vegetal, animal ou microbiana, usado na produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agropecuários para melhorar o crescimento, o desenvolvimento e o mecanismo de resposta de animais, plantas e microrganismos.

"A cesta de bioinsumos é ampla e abrange desde inoculantes, promotores de crescimento de plantas, biofertilizantes, produtos para nutrição vegetal e animal, extratos vegetais, defensivos feitos a partir de microrganismos para o controle de pragas, parasitos e doenças, até produtos fitoterápicos ou tecnologias que têm ativos biológicos na composição", explica Simone Mendonça, a coordenadora-geral do VI EnPI. Além dos bioinsumos, outros bioprodutos serão abordados no segundo dia do evento, como os produtos de fontes renováveis que podem ser usados na fabricação de alimentos, biomateriais, rações, etc.

O Encontro de Pesquisa e Inovação (EnPI) foi instituído pela Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia no ano de 2014, com a principal motivação de trazer a público os trabalhos científicos desenvolvidos na Unidade pelos estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Os trabalhos apresentados no evento são avaliados por profissionais da Embrapa e pesquisadores de outras instituições (UCB, UnB), especialistas em diferentes áreas. Aqueles trabalhos mais bem pontuados em cada edição são premiados.

Simpósio Agroenergia em Foco


Assim como em edições anteriores, além da apresentação dos trabalhos em salas de reunião on-line, ocorrerá o Simpósio Agroenergia em Foco, que consiste em palestras e sessões de mesas-redondas. O simpósio foi inserido no evento em 2015 com o objetivo de estabelecer um fórum de discussões sobre temas relevantes na área de Agroenergia e de Química e Tecnologia de Biomassas.

"O evento não apenas traz informações à sociedade, mas também enriquece as discussões científicas de nossas equipes científicas contribuindo ainda mais para o desenvolvimento de inovações tecnológicas", afirma João Ricardo Almeida, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia. "Uma das principais expectativas é prospectar potenciais demandas para que possamos organizar nossa programação de pesquisa com o objetivo de trazer soluções para essas demandas", complementa.

Confira aqui a programação do simpósio.

Submissão de Trabalhos


Cada inscrito poderá inscrever apenas 1 (um) trabalho na qualidade de autor principal/apresentador, sendo ilimitada sua participação como coautor. Serão aceitos também trabalhos de instituições de pesquisa parceiras, nos temas desenvolvidos em parceria com a Embrapa Agroenergia.

"Este ano a avaliação dos trabalhos submetidos será de forma totalmente on-line, e a banca de avaliadores, composta majoritariamente por membros externos à Embrapa Agroenergia, selecionará e premiará os melhores trabalhos de cada uma das 3 categorias", explica Simone Mendonça.

As três categorias são:


- Graduandos
- Pós-graduandos
- Profissionais

Os trabalhos deverão ser submetidos em uma das 3 áreas temáticas:


1) Biomassa para Uso Industrial
2) Biotecnologia Industrial
3) Química de Renováveis e Materiais Renováveis

O VI EnPI será aberto ao público externo, a outras unidades de pesquisa da Embrapa, empresas, associações do setor produtivo, órgãos do governo, universidades e institutos de pesquisa e inovação. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas.

Confira aqui o edital e as normas para a submissão de trabalhos. Para mais informações, acesse o site do evento.

Serviço


VI Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia (EnPI)
24 e 25 de Novembro de 2020
Contatos: (61) 3448-1592 ou 3448-1598
E-mail: [email protected] 

Irene Santana (Mtb 11.354/DF)
Embrapa Agroenergia

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal