Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura discute Ciência em tempos de crise

 

De 24 a 28 de agosto, com o tema “Ciência em tempos de crise”, vai ser realizada a 14ª Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade da Embrapa, em Cruz das Almas, BA. Reunindo apresentações de bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) — com ênfase nos bolsistas de Iniciação Científica/Cotas dessas instituições —, e de estagiários vinculados a projetos da Embrapa, de nível médio, graduação e pós-graduação, o evento será, pela primeira vez, totalmente virtual e transmitido ao vivo pelo canal da Embrapa Mandioca e Fruticultura no YouTube: https://www.youtube.com/embrapamandiocaefruticultura

A Jornada representa uma amostra da pesquisa que é realizada na unidade de pesquisa e do valor dado à formação de recursos humanos com foco na entrega de resultados de relevância para a sociedade, de tecnologias inovadoras e de ciência de alto nível. Além das apresentações dos trabalhos científicos realizados pelos bolsistas, a programação inclui palestras on-line de convidados internos e externos, numa tentativa de trazer informações relevantes e que agreguem conhecimento ao público participante do evento, em especial os estudantes que estão em processo de formação. Toda a programação está disponível no site do evento: https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/14-jornada-cientifica


Trabalhos
Os 85 trabalhos inscritos recebem notas em critérios relacionados aos resumos e às apresentações orais, que serão on-line, e em forma de videopôster. O estudante e o orientador do trabalho mais bem avaliado recebem o Troféu Orlando Passos, que leva o nome de um dos pesquisadores mais experientes e queridos da unidade. Também será oferecido o prêmio especial de Matemática e Estatística em Ciências Agrárias para o trabalho que melhor abordar o delineamento experimental, a análise de dados e a apresentação dos resultados obtidos.

Os trabalhos estão divididos em oito áreas: Avaliação de impactos e estudo de mercado; Biotecnologia; Desenvolvimento de variedades; Manejo das principais doenças e insetos-praga; Manejo de recursos naturais; Qualidade de fruto e raiz; Recursos genéticos; e Sistemas de produção.


Palestras
A palestra de abertura, às 10h do dia 24, será ministrada por Luciana Veiga, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), que vai abordar o tema “A política e o ‘covfefe’: uma análise científica do comportamento do eleitor em tempo de crises”.

Os palestrantes internos são os pesquisadores Carlos Estevão Leite Cardoso, Janay dos Santos-Serejo, Eduardo Chumbinho de Andrade e Mauricio Antonio Coelho, gestores de Núcleos Tecnológicos da Unidade, que vão participar do bate-papo “Da raiz ao fruto em 4D” no dia 26, às 10h.

Na sexta (28), às 8h30, Michele Cerqueira vai falar sobre “Crises e dificuldades: perspectiva de uma pós-graduada”. Michele tem graduação e mestrado em engenharia florestal e atualmente cursa Agronomia na da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

A palestra de encerramento, com o título “Empreendedorismo científico”, vai ser ministrada às 9h30 por Simone Picchi, pesquisadora da startup CiaCamp, incubada no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis (SP).

Apoiam o evento o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário - seção Cruz das Almas (Sinpaf), Associação de Empregados da Embrapa (AEE), Fisk Centro de Ensino de Cruz das Almas, Escola do Futuro, Faculdade Maria Milza (Famam), Wizard Cruz das Almas, Campo Biotecnologia Vegetal e Supera Ginástica Cerebral.

 

 

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal