Material vai alertar agricultores sobre cuidados para evitar a Covid-19

 

Uma campanha de orientação, com diversas dicas e informações importantes sobre a transmissão do novo coronavírus, foi preparada pelo Núcleo de Pesquisa e Treinamento de Agricultores (NPTA), vinculado à Embrapa Agrobiologia, Embrapa Agroindústria de Alimentos e Embrapa Solos, para distribuição a agricultores da região serrana do Rio de Janeiro. De acordo com a pesquisadora Adriana Maria de Aquino, a ideia surgiu em um grupo de WhatsApp que inicialmente tinha como foco auxiliar os agricultores de flores do local a se manterem durante o período de quarentena. “Preparamos um material preliminar para orientar esses agricultores, distribuímos máscara e álcool em gel, de uma maneira informal. E, ao conversar com o presidente da associação desses produtores, ele comentou que o coronavírus havia chegado no campo. Vimos a necessidade de fazer essas informações chegarem ao campo”, conta.

A campanha, composta por cartazes e folders, apresenta dados gerais sobre o novo coronavírus, bem como informações para os produtores de hortaliças saberem como se proteger. “Morar no campo não significa estar imune à Covid-19 e também exige muita atenção às medidas de prevenção”, destaca a pesquisadora. 

O conteúdo aborda os cuidados que devem ser tomados desde a aquisição de insumos, com a saída do agricultor de sua propriedade para comprar itens necessários à sua produção, até as recomendações para a colheita e pós-colheita. Também trata das práticas culturais, ou seja, do preparo do solo e do plantio das sementes ou mudas, e das visitas que porventura sejam recebidas pelo agricultor, tanto as relacionadas ao convívio social como as direcionadas à produção, como é o caso de revendedores de insumos agrícolas e extensionistas, por exemplo.

O material foi elaborado por um grupo formado por pesquisadores da Embrapa Agrobiologia, da Embrapa Hortaliças, da Embrapa Solos e da Emater-Rio.

Clique aqui para fazer download de todas as cartilhas.

Veja abaixo um dos materiais que serão disponibilizados para os produtores rurais:

 

Liliane Bello (MTb 01766/GO)
Embrapa Agrobiologia

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal