Relações entre uso da terra e qualidade da água serão analisadas em simpósio inédito

Bacia monitorada - Foto: Ricardo Figueiredo


 

O VI Simpósio de Produção Animal e Recursos Hídricos (SPARH), único evento no País e um dos poucos do mundo com essa temática, completa 10 anos nesta edição, e ocorrerá de 22 a 23 de outubro, de forma virtual. Organizado pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), é uma oportunidade para profissionais agropecuários, produtores, extensionistas, pesquisadores e estudantes aprenderem as relações da água com a produção de proteína animal e compartilharem suas experiências hídricas. 

O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) Ricardo Figueiredo irá falar sobre "Uso da terra e suas relações com a qualidade da água" no primeiro dia do evento, das 9h25 às 9h50, no Painel Desafios, Oportunidades e Verdades, quando serão também discutidas mudanças climáticas e escassez de água no Brasil, com o pesquisador Giampaolo Pellegrino da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), e legislação ambiental e produção animal no Brasil, com o pesquisador Julio Pallhares da Embrapa Pecuária Sudeste.

Conforme Figueiredo, o que se observou nos estudos elencados para comunicação nesse seminário, evidenciam que alterações nas áreas terrestres de uma bacia hidrográfica promovem modificações na integridade do ecossistema aquático, nos processos hidrobiogeoquímicos e na qualidade da água nos rios. Por meio desse conhecimento os sistemas de produção agropecuária podem ser idealizados para o aumento da sustentabilidade almejada pela sociedade, que usufrui de alimentos, fibras e energia gerados por esse setor produtivo. "Uma produção mais sustentável possui a vantagem de conservar solo e água, beneficiar o clima local, prover volume para reservatórios hídricos e mitigar impactos nas áreas a jusante nas bacias".

Sobre o simpósio

A cada edição o evento traz informações, práticas e tecnologias que permitem inserir os manejos hídrico e ambiental no cotidiano da propriedade rural. Apesar das questões ambientais da agropecuária serem temas presentes no dia-a-dia da sociedade, ainda são raros os eventos que reúnem especialistas para discutir estas questões e subsidiar a tomada de decisão.

Com perfil de ineditismo e pioneirismo, o simpósio aborda desafios atuais e futuros da pecuária. A Embrapa convida a todos e a todas para fazerem parte desta história, que poderá sempre ser contada como aqueles que conferiram maior eficiência hídrica à produção animal brasileira.

Serviço

VI Simpósio de Produção Animal e Recursos Hídricos (SPARH)
Data: 22 e 23 de outubro de 2020
Evento virtual
Prazo para inscrição: 20/10/2020

Mais informações aqui.

Veja a programação completa aqui.
 

Cristina Tordin (MTB 28499)
Embrapa Meio Ambiente

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal