Tecnologias para o aproveitamento da biodiversidade são apresentadas no Agrolab Amazônia


 

A Embrapa Amazônia Oriental apresenta tecnologias relacionadas à biodiversidade da região amazônica no Conecta Sebrae Agrolab Amazônia. De forma totalmente digital, com tecnologia de realidade virtual, o evento reúne expositores em ambiente 3D desde esta terça (22) e até quinta-feira (24). A feira é promovida pelo Sebrae Rondônia e busca fortalecer negócios e integrar das estratégias de desenvolvimento e sustentabilidade da Amazônia.

A Embrapa está presente na feira com mais de 70 soluções tecnológicas a empreendedores e produtores rurais da Amazônia Legal. O centro de pesquisa sediado em Belém (PA) participa com a cultivar de açaizeiro BRS Pai d’Égua, softwares para o manejo florestal sustentável, o processo de desumidificação de mel de abelha nativa, sem ferrão, e soluções tecnológicas para agregar sabores da Amazônia em produtos.

BRS Pai d’Égua – a cultivar é resultado da pesquisa com melhoramento genético do açaizeiro que apresenta duas características principais: produção na entressafra e frutos menores. Durante cinco safras, a pesquisa avaliou centenas de materiais de açaizeiro no campo experimental da Embrapa Amazônia Oriental em Tomé-Açu, no Nordeste Paraense.

Um dos maiores diferenciais da nova cultivar é a distribuição bem equilibrada da produção anual. A BRS Pai d’Égua produz 46% no período da entressafra (de janeiro a junho) e 54% na safra (de julho a dezembro). Além disso, os frutos menores rendem 30% mais polpa que os frutos de açaí tradicionais.

Manejo florestal sustentável – Além da prática do manejo florestal, no estande virtual são apresentados quatro softwares que auxiliam o desenvolvimento dessa atividade. Um deles, o BOManejo, é uma ferramenta gratuita e direcionada a técnicos de empreendimentos florestais, comunidades e, futuramente, a técnicos de órgãos de fiscalização. O software oferece apoio à elaboração e execução de planos de manejo.

Produtos com ingredientes da Amazônia - os sabores da Amazônia em balas de gelatina, bebidas mistas, barrinhas multifuncionais e salgadinhos estão presentes no estande virtual da Embrapa. Todos sem conservantes, nutritivos, funcionais e prontos para o consumo. Eles são resultados de pesquisas que desenvolveram balas de gelatina de açaí, blends (sucos mistos prontos para consumo) com misturas de frutas nativas do bioma, snacks (salgadinho) à base de farinha de pupunha e mandioca e barrinhas multifuncionais de tapioca, castanha e açaí.

Processo de desumidificação de mel de abelha nativa, sem ferrão – o procedimento faz a adequação do mel de abelha nativa da Amazônia aos parâmetros físico-químicos para aquisição do selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Isso abre ao produto o acesso ao mercado formal de consumo em todo o país e até para a exportação.

Serviço:
Feira agropecuária: Conecta Sebrae  – Agrolab Amazônia
Data: de 22 a 24 de setembro de 2020
Evento virtual: https://www.agrolabamazonia.com/
Inscrições gratuitas: https://agrolabamazonia.com/#inscricao 
Horário: plataforma com acesso 24h

Vinicius Soares Braga (MTb 12.416/RS)

Embrapa Amazônia Oriental

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal