A água é bem utilizada no campo?


 

A série Diálogos para Conservação do Solo e da Água chega à quarta edição no dia 18 de novembro (quarta-feira), às 17h (não é necessária inscrição). A live abordará o uso eficiente dos recursos hídricos no meio rural A transmissão poderá ser acompanhada aqui, com direito a perguntas dos espectadores. Os convidados são os pesquisadores da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), Rachel Bardy Prado e Silvio Lucena Tavares, e a também pesquisadora da Embrapa Solos UEP Recife (PE), Maria Sônia Lopes. A moderação ficará a cargo de Fabrício De Martino, consultor em inovação e criatividade, enquanto a artista plástica Milena Pagliacci vai elaborar o mapa mental do encontro. 

A série Diálogos para a Conservação do Solo e da Água tem o objetivo de sensibilizar o público em geral sobre a necessidade de ampliar as ações que potencializam o uso adequado dos recursos solo e água. Saiba um pouco mais sobre a área de atuação de cada cientista convidado para a reunião:

Rachel Bardy Prado: Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Águas. Atualmente atua na área de monitoramento e planejamento dos serviços ecossistêmicos, com destaque para os recursos hídricos. É presidente do Portfólio de Projetos da Embrapa de Serviços Ambientais. E participa da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES).

Silvio Lucena Tavares: Especialista em Engenharia de Irrigação. Trabalha na área de Agronomia, com ênfase em Física, Manejo e Conservação do Solo e da Água, atuando principalmente nos temas irrigação e drenagem; transporte de solutos; agricultura de precisão e sensores de umidade do solo.

Maria Sônia Lopes: Agrônoma, atua principalmente nas linhas de pesquisa: manejo agroecológico do solo; captação, armazenamento e manejo da água de chuva em áreas de escassez hídrica.

Na live saberemos se a irrigação no Brasil (em relação ao uso da água) é eficiente, como a barragem subterrânea tem contribuído para o uso eficiente da água pelas famílias agricultoras do semiárido brasileiro, quais pesquisas a Embrapa Solos desenvolve visando o uso eficiente da água em sistemas irrigados, se a pesquisa também pode apoiar as políticas públicas relacionadas ao uso eficiente da água, quais as tecnologias de irrigação que podem otimizar o uso da água da barragem subterrânea e a possibilidade de prospectar regiões para implantação das barragens subterrâneas em outras áreas do Brasil, entre outras questões.

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal