Embrapa ministra curso para agentes de desenvolvimento do Prodeter e amplia o alcance do Programa AgroNordeste

 


A Embrapa amplia o alcance de sua atuação nos territórios envolvidos no Programa AgroNordeste por meio de capacitação a ser ministrada para uma turma de 150 técnicos do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter). O grupo participará da “Atualização tecnológica em caprinocultura e ovinocultura “, desenvolvido e ministrado, de forma remota, pela Embrapa Caprinos e Ovinos com o objetivo de atualizar os agentes de desenvolvimento em relação aos avanços tecnológicos mais recentes e de aumentar a sustentabilidade da produção de caprinos e ovinos no Semiárido brasileiro. As aulas iniciam-se no próximo dia 16 de novembro e se encerram em 22 de dezembro de 2020.

Técnicos de assistência técnica e extensão rural que atuam no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em diversos estados do Nordeste já participaram das duas turmas anteriores da capacitação. “Com este novo treinamento aumentaremos nosso nível de interação com os territórios porque vamos aproveitar a capilaridade dos técnicos locais que são mobilizados a partir do Prodeter. Além dos agentes de desenvolvimento ligados ao Banco do Nordeste, existe essa rede de ATER local de técnicos que serão envolvidos, expandindo assim nosso alcance”, afirma Marco Bomfim, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos.

Conteúdo do curso aborda avanços tecnológicos

Composto por 66 horas/aula, a capacitação é realizada na modalidade auto instrucional (faça você mesmo) com cinco módulos de conteúdo, compostos por vídeos aulas, apostilas e materiais complementares (vídeos, podcasts, fichas, tabelas, documentos técnicos e artigos).

As aulas abordam temáticas relacionadas à inteligência territorial e gestão da propriedade; inteligência zoossanitária e controle de doenças infecciosas e parasitárias de pequenos ruminantes; segurança alimentar de rebanhos e manejo dos recursos forrageiros para pequenos ruminantes; estratégias de uso de recursos genéticos para produção de carne e leite de caprinos e ovinos; além de qualidade e agregação de valor aos produtos lácteos e cárneos da caprinocultura e ovinocultura. Uma equipe de apoio estará à disposição dos participantes para o suporte necessário durante a realização do curso.

 

O Programa AgroNordeste

O AgroNordeste abrange 230 municípios de nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais, beneficiando 12 territórios que possuem uma população rural de 1,7 milhões de pessoas. É direcionado a pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda têm dificuldades para expandir o negócio. Entre os objetivos do plano estão aumentar a cobertura de ATER, ampliar o acesso e diversificar mercados, promover e fortalecer a organização dos produtores, garantir segurança hídrica e desenvolver produtos com qualidade e valor agregado.

O Programa é liderado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e desenvolvido em parceria com órgão vinculados à pasta, como a Embrapa, e instituições como Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar),  o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco do Brasil.

Com informações do site do MAPA.

Adriana Brandão (MTB CE01067JP)
Embrapa Caprinos e Ovinos

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal