Abertura da Colheita do Arroz faz lançamento da edição 2022 e pré-define temas técnicos

 


Há cerca de 120 dias da realização da maior das Aberturas de Colheita de Grãos das Américas, a 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas (AOCA) define data de lançamento do evento de 2022 e faz planejamento preliminar de macro-temas a serem apresentados na feira, que ocorre pela quarta vez consecutiva na área experimental da Embrapa Clima Temperado. Esta edição ocorrerá entre os dias 16 e 18 de fevereiro de 2022, na Estação Experimental Terras Baixas (ETB), no Capão do Leão/RS. Estão sendo preparadas áreas com arroz, soja, milho e pastagens para mostrar o avanço da ciência a um público estimado em 12 mil visitantes. O evento acontece novamente de forma híbrida, numa realização da Federarroz, com a co-realização da Embrapa e o apoio do IRGA.

 

A 32ª edição seguirá o mesmo formato de evento deste ano, ou seja, oferta de uma programação técnica com palestras ao vivo, com participação de público presencial e online e, ainda, de um percurso de 9,4 ha entre estandes expositores e roteiros técnicos nas lavouras experimentais, com a participação de instituições públicas ( Epagri, Embrapa, Irga, UFPel, UFSM e UFRGS) e as empresas privadas que mais investem em tecnologias para terras baixas.  

 

A feira continuará contando com a participação de diversos setores, com expectativa de maior número de expositores no parque como máquinas, implementos, insumos, serviços, software, automotivo e instituições parceiras. Também serão realizados os dois pontos altos do evento como a premiação “ Pá do Arroz” - cerimônia que presta homenagem ao entregar o símbolo do trabalho do orizicultor a diversos produtores rurais e representantes de instituições públicas ligadas ao ensino, extensão e pesquisa agrícola e ao agronegócio - e o ato oficial de Abertura da Colheita com a presença de autoridades do país e do Estado.

 

Lançamento da AOCA 2022

 

Ao contar com a presença de lideranças do setor arrozeiro, autoridades políticas para o agronegócio e parceiros de instituições públicas e privadas na realização da 32ª edição, a Federarroz organiza para o dia 27 de outubro, às 16 hs, o  lançamento da AOCA 2022, na sede da Farsul, em Porto Alegre/RS. A agenda consta de Coletiva de Imprensa, com a apresentação de materiais da campanha e, na sequência, serão entregues as Pás do Arroz da edição de 2021, seguido de um coquetel no local.

 

Programação em auditório

 

O programa técnico desta próxima AOCA contemplará palestras, fóruns, debates, além de incluir a tradicional Reunião da Câmara Setorial do Arroz. Os temas inicialmente confirmados para serem tratados são sobre Pecuária, onde será abordado o  consórcio com cobertura vegetal x custo de produção e também como obter foco para alcance de melhor eficiência do sistema. Está agendado o  Painel Tecnologia e Inovação nas Propriedades Rurais, uma das atividades que foi cancelada no evento deste ano de 2021 por motivos do temporal acidental, com a participação de Betânia Fonseca, Antonio Arns e Frederico Logemann.

 

Abordará, ainda, a relação entre  Safras & Mercado e de custos de produção como diferencial estratégico. Para fechar a programação, um momento dedicado ao próprio tema do evento que tratará da Produção de alimentos no pós pandemia – análise macro – consumo, mercado internacional e seus impactos locais,  a situação da economia ao realizar projeções para o dólar, PIB e influências. E a última proposta de conteúdo em auditório será a organização de um Painel Ambiental. 

 

O evento seguirá todos os protocolos de biossegurança determinados pela autoridades sanitárias.A infraestrutura do auditório na feira será montada em área ampla com cobertura e laterais ventiladas, com cadeiras dispostas com as regras exigidas de distanciamento social pelos órgãos de saúde em função da pandemia e pode acomodar cerca de 120 pessoas. O evento é transmitido ao vivo e de forma online para o público usuário da plataforma virtual.

 

Para conhecer os números da produção de arroz no mundo e no Brasil, acesse a apresentação institucional do evento.

 

 

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal