Quais as áreas de aplicação do Melaço de Soja?


 

Produzido por meio da obtenção do concentrado de proteínas de soja, o melaço é um líquido de aspecto viscoso que pode ser aplicado a diversas áreas. Destacam-se três, principalmente:

• Na nutrição do gado;

• Em fertilizantes;

• Na indústria.

Para cada um atuando de uma maneira diferente, mas sempre compartilhando o fato de ser proteico e ser uma ação adesiva.

Aplicação do melaço de soja na agropecuária

O gado em confinamento produz pouca energia, uma vez que é pouco estimulado fisicamente. No entanto, é necessária a presença dela na digestão e em demais ações. Portanto, o melaço de soja se coloca como uma ótima fonte de açúcar para o gado, sobretudo, o de corte.

A composição do melaço melhora a palatabilidade dos animais e auxilia a evitar desperdício da ração, sendo misturado às rações ou na composição delas. Isso, porque atua como um adesivo, além de ter a capacidade de repelir os insetos. Ainda se destaca que o melaço deixa o alimento mais agradável ao paladar do animal.

Utilizar o melaço de soja é uma oportunidade de economizar com a alimentação do gado, uma vez que pode substituir o milho ou o sorgo na dieta, que são mais caros. Além disso, também traz o custo-benefício de ser bastante eficiente na fermentação ruminal dos animais, melhorando a digestão.

Ainda na área da agropecuária, o melaço de soja pode ser aplicado na produção de fertilizante, sobretudo, naqueles que são granulados e foliares. Estes são amplamente utilizados para a obtenção de lavouras mais rentáveis, com poucas perdas, por causa do mau desenvolvimento da planta.

Aplicação do melaço de soja na indústria

Por causa da sua textura viscosa e composição proteica, o melaço de soja é um item principal das indústrias especializadas em fundição. Ele vai atuar como um ligante, sendo muito utilizado na fabricação de moldes de areia.

Estes, por sua vez, apresentam um ganho de força acelerado e permanece forte, não importando o ambiente ser úmido. Assim, evita que as peças fundidas apresentem trincas.

Para o profissional que a manipula, também é excelente, uma vez que não apresenta riscos de toxicidade. Na indústria, é muito comum o uso de componentes químicos nessas ocasiões, o que coloca em risco a saúde do colaborador. Portanto, o melaço de soja é uma opção natural e de melhor qualidade.

Na indústria mineradora, é aplicado na fabricação de briquetes, que são blocos densos e compactos de materiais energéticos, feito com sobras de ferro, aço ou demais minerais. Desse modo, muito útil no auxílio na redução de perdas, uma vez que ajuda a dar liga de todos esses materiais e a produzir novas peças.

O melaço de soja também é utilizado nos refratários, a fim de aumentar a resistência do produto ao calor. De igual forma, com os briquetes. Aqui, garante a qualidade dos materiais e ainda atua para que não haja perdas na produção. A integridade do produto permanece o fazendo mais durável.

Fonte: Mellaço de Cana

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal