Saiba a diferença entre Melaço de Cana líquido e em pó


 

Todos sabem que o açúcar cristalizado é obtido a partir da cana-de-açúcar, uma planta que pertence ao gênero Saccharum L. O que nem todos sabem, porém, é que o processo de obtenção do açúcar cristalizado gera um subproduto. Ou seja, existe um “resíduo”.

Esse “resíduo” é o melaço da cana. Ele é uma mistura de sacarose e sais minerais, rico em potássio, cálcio e fósforo. Pode ser utilizado na produção da fruticultura e na gastronomia, sendo bastante usado no consumo de carnes e queijos.

Porém, existem dois tipos de melaço de cana:

• O melaço de cana liquido;

• O melaço de cana em pó.

A seguir, aprenda tudo sobre eles.

O melaço de cana liquido

O melaço de cana líquido é o caldo de cana-de-açúcar concentrado pela evaporação da água. Assim como o açúcar, tem o poder de adoçar muito forte, com açúcares redutores e parte da sacarose não cristalizada.

O melaço de cana líquido tem muitos nutrientes, com destaque para o cálcio e o ferro, que se apresentam em grandes quantidades. Sua aplicação é diversa: o melaço de cana líquido é um ótimo adubo natural e fertilizante agrícola. Devido seus inúmeros nutrientes, é um excelente alimento para microrganismos em geral, como bactérias, resultando em maior rapidez de reprodução. Além disso, serve também como agente quelatizante.

O melaço de cana líquido também é utilizado na aquicultura, como fertilizante orgânico na preparação dos viveiros de criação de camarão como aporte de carbono orgânico. Os bovinos de corte, bovinos de leite, equinos e suínos também se alimentam de melaço de cana liquido.

O melaço de cana em pó

O melaço de cana em pó, por sua vez, também é um subproduto da fabricação do açúcar cristalizado. O diferencial do melaço de cana em pó é que é o melaço in natura desidratado, para se tornar pó.

Como resultado, o melaço de cana em pó se torna uma fonte de energia, enriquecida com fósforo, cálcio e sais minerais. O melaço de cana em pó também está disponível no mercado durante o ano inteiro e, quando armazenado de forma adequada, em local seco, tem longa e excelente durabilidade.

Normalmente, é comercializado em embalagens plásticas de 25 kg, garantindo facilidade de transporte, manuseio e aplicação. Assim como o melaço de cana líquido, sua utilização se dá tanto na área da agricultura como no segmento da pecuária.

Uma grande vantagem é seu custo-benefício. Ou seja, é muito comum se misturar o melaço de cana em pó com quantidades de rações e outros alimentos, fornecendo uma grande quantidade de energia aos animais, sem um custo alto.

Inclusive, os benefícios do melaço de cana em pó são tantos que incluem uma melhoria na pelagem dos animais na produção de carne e de leite.

Fonte: Mellaço de Cana

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal