Sistema Campo Limpo inaugura primeiro museu sobre logística reversa de embalagens de defensivos no Brasil


 

A convite do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, inaugurou no dia 17/12 o Museu do Sistema Campo Limpo. Localizado em Guariba (SP), região de Ribeirão Preto, é o primeiro o primeiro no Brasil dedicado à história da logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas.

A cerimônia celebrou também o início das operações da nova central de recebimento do país, que funcionará no mesmo local, e a marca histórica de 650 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas destinadas corretamente durante duas décadas, o que equivale a 94% das embalagens primárias comercializadas no Brasil.

Os números provam a bem-sucedida trajetória do inpEV, gestor do Sistema Campo Limpo, um programa que integra fabricantes, importadores, registrantes, agricultores, distribuidores e o poder público e que se tornou líder mundial e referência para outras indústrias.

João Cesar Rando, diretor-presidente do inpEV, destaca que o Sistema serviu de modelo para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, marco regulatório fundamental para o setor, que entrou em vigor dez anos depois da fundação do inpEV. "No país, o programa foi um dos primeiros a colocar em prática o conceito que hoje é conhecido como economia circular".

O projeto do Museu é resultado do êxito do Sistema Campo Limpo, que hoje é exemplo para todas as indústrias ao redor do mundo quando se fala em logística reversa e sustentabilidade. "Iniciativas reconhecidas internacionalmente devem ser compartilhadas. Por isso, os visitantes poderão conhecer a história do Sistema, o funcionamento da operação e todo o ciclo da embalagem até a transformação em novos artefatos", destaca Rando.

Com o Museu, os visitantes terão a oportunidade de mergulhar no processo da logística reversa, com acesso a toda a história que levou à concretização do Sistema, começando pela implantação do projeto-piloto em Guariba (1994), sob a gestão da Coplana – Cooperativa Agroindustrial.

Será possível conhecer, de forma lúdica e interativa, as etapas da operação, benefícios e os resultados obtidos ao longo dessas duas décadas, incluindo as primeiras campanhas de divulgação e conscientização. Painéis, infográficos e artefatos produzidos pelas recicladoras do Sistema serão usados para apresentar a trajetória do programa e o caminho percorrido pelas embalagens pós-consumo. O espaço vai valorizar ainda as equipes que tornaram todo esse trabalho possível, incluindo depoimentos de vários representantes dos elos da cadeia agrícola.

A expectativa é que escolas e universidades da região realizem visitas rotineiras ao museu para que entendam a concretização do conceito de ESG (sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança) e de economia circular, modelo perseguido pelas grandes corporações do século 21.

O Museu só pode ser viabilizado graças ao apoio da Coplana, parceira do inpEV desde sua fundação, e ao patrocínio de cinco recicladoras do Sistema: Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos, Cimflex, Dinoplast, Plastibrás e Vasitex.

Segundo o vice-presidente da Coplana, José Antonio de Souza Rossato Jr, conhecer a história da logística reversa é uma oportunidade de valorização e de compreensão do presente para construção do futuro da produção agrícola moderna e sustentável em nosso país. "Acredito que a iniciativa representa a preservação do legado da logística reversa no Brasil", diz.

Central em Guariba

Agora sob a gestão do próprio inpEV, a central de Guariba mudou de endereço e tem quase 1,2 mil m2 de área construída, aumentando a capacidade de destinação de 500 toneladas para 700 toneladas por ano.

Além de ter layout adequado às melhorias de processos desenvolvidas ao longo dos anos, a central foi planejada de acordo com conceito de sustentabilidade. "A unidade terá uma miniusina fotovoltaica, que produzirá energia limpa para abastecer a central de Guariba e mais as unidades paulistas de Araçatuba, Araraquara, Ituverava e São José do Rio Preto.

Com uma potência instalada de 38 mil kwh/ano, vai permitir grande redução de custo", explica Weider Santana, coordenador regional de Operações do inpEV. Ele destaca que haverá esquema de captação de água da chuva para uso em sanitários e aquecimento solar para chuveiros dos vestiários. O inpEV também ficará responsável pela conservação de uma área verde municipal anexa à central, com mais de 3,5 mil m2.

Modernizada, a central de Guariba acompanhou todas as fases do Sistema Campo Limpo, e representa o permanente investimento em inovação que resulta em mais eficiência para o programa de logística reversa. Um exemplo é a implantação do Projeto de Rastreabilidade, que adota padrão global de automação para acompanhar todo o percurso das embalagens, levando a aumento de produtividade e ausência de erros. Este projeto foi escolhido o melhor na categoria Sustentabilidade no Prêmio de Automação 2021 da GS1.

Museu – Informações

  • Localização: avenida Antonio Ribeiro Netto, 21, Distrito Empresarial Governador Mario Covas, Guariba, SP.
  • Para visitação, preencher formulário no site: https://www.inpev.org.br/inpev20anos/

Evento de Inauguração

Além do Ministro do Meio Ambiente, estiveram presentes autoridades e representantes do setor agrícola, entre eles: Marcos Montes, Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, representando a Ministra da Agricultura Tereza Cristina, Francisco Matturro - Secretário-Executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Arnaldo Jardim - Deputado Federal, Celso Antônio Romano – Prefeito de Guariba; José Carlos Caporusso – Vice-prefeito de Guariba, e Mônika Bergamaschi – Presidente do Conselho da Associação Brasileira do Agronegócio - RP.

Fotos

Clique no link Imagens Museu do Sistema Campo Limpo. Crédito: Foto Divulgação.

Sistema Campo Limpo e inpEV

O Sistema Campo Limpo é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a devolução dos materiais. Fazem parte do Sistema mais de 260 associações de revendas e cooperativas. No total, são atendidas mais de 1,8 milhão (de acordo com o censo agrícola de 2017). Desde 2002 o inpEV, Instituto Nacional de Embalagens Vazias, é responsável pela gestão das atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Instituição sem fins lucrativos, é formado por mais de 100 fabricantes, importadoras e registrantes e nove entidades representativas da indústria, distribuidores e agricultores. Além da logística reversa, exerce um importante papel na sociedade ao promover ações de conscientização e educação ambiental.

 

Fonte: InpEV

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal