Quando fazer casqueamento em bovinos?

O casqueamento em bovinos tem como principal objetivo prevenir doenças dos cascos em animais adultos

“O casqueamento em bovinos tem como principal objetivo prevenir doenças nos cascos em animais adultos estabulados ou mantidos em piquetes. Ele torna possível corrigir imperfeições nos aprumos, além de amenizar problemas em membros com pequenos defeitos”, afirma Marcos Tellini, professor do Curso a Distância CPT Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos, em Livro+DVD e Online, da Área Gado de Corte.

As lesões podais não corrigidas afetam o desempenho do bovino

Quando o bovino apresenta lesões podais, que não são corrigidas, isso impacta diretamente no bem-estar animal e no seu desempenho para produção de leite ou carne. Como o bovino não consegue se locomover, a ingestão de alimentos é reduzida significativamente. Os problemas no casco também podem se manifestar no comportamento do animal, como no cio – ou ainda nos índices reprodutivos.

As lesões mais frequentes são dermatite interdigital, flegmão e outras

As lesões mais frequentes são laminite, úlcera de sola, dermatite interdigital, flegmão e doença da linha branca. No tratamento de dermatite interdigital, é importante remover o biofilme da lesão antes da aplicação do antibiótico. Já no tratamento de flegmão, antes da aplicação do antibiótico, deve ser realizada a infusão do casco afetado com solução de bicarbonato de sódio a 5%, por 3 minutos, a 56°C. Dessa forma, a perfusão sanguínea aumenta, o que potencializa a ação do medicamento.

É preciso saber manipular e preparar as ferramentas para casquear o animal

No tratamento de lesões na unha do casco, o objetivo principal é aliviar a pressão da própria unha ou do peso do animal sobre a ferida. Dessa forma, a recuperação do bovino é mais rápida. Entretanto, é preciso saber manipular e preparar as ferramentas para casquear o animal. O procedimento deve ser realizado com instrumentos muito bem afiados e desinfetados. Caso contrário, podem surgir infecções e demais problemas.

A contenção do animal que deve ser muito bem-feita para evitar acidentes

Além disso, a contenção do animal que deve ser muito bem-feita, para que o bovino não se debata nem mova as pernas. Assim o trabalho não será comprometido nem ocorrerão acidentes sérios – extremamente prejudiciais ao bovino ou perigosos ao casqueador. É importante ressaltar que os cuidados com a higiene são essenciais – como a limpeza e o preparo do local. O mesmo vale para a segurança do operador e o conforto e bem-estar animal.

Fonte: Educapoint

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal