Conservação do solo e água é tratada em Seminário Microrregional no Alto Uruguai

O Seminário Microrregional de Solo e Água reuniu mais de 200 pessoas, entre produtores, técnicos da Emater/RS-Ascar, de dez municípios da região do Alto Uruguai, na quinta-feira (22), em Erval Grande. Participaram estudantes da Escola Estadual de Erval Grande e acadêmicos da Universidade Regional Integrada (Uri). Na parte da manhã, a programação aconteceu no salão da comunidade de Linha Ervalzinho. O professor doutor da Universidade Regional Integrada (Uri), Jardes Bragagnolo palestrou sobre o tema conservação de solo e água, na qual abordou várias ações de manejo para evitar a erosão do solo e obter taxas de infiltração de água.

Na sequência, houve pronunciamento das autoridades e lideranças. Em todas as falas, foram apontadas necessidade de ações para evitar a erosão do solo e conservação do solo e da água, bem como a importância das orientações com este foco. O vice-prefeito Agustino Sinski deu as boas-vindas a todos, agradeceu a comunidade de Ervalzinho e a família Vaz. O gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo, destacou a importância dos programas governamentais de Irrigação e do Programa Estadual de Conservação de Solo e da Água. Em nome da Emater/RS-Ascar agradeceu a prefeitura, as demais parcerias e fez um agradecimento especial aos produtores por buscar “orientações técnicas”. Também se manifestaram representantes das entidades, Cooperval, Sicredi, Cresol, Agro Slavieiro, Nortagro, entre outros.

Estações

As atividades prosseguiram a tarde, com seis estações sediadas na propriedade da família Valmir Vaz, localizada na Linha Tope da Serra, onde foi instalada uma Unidade de Referência Tecnológica de Solos (URT). Em uma das estações, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Jonas Luis Farina, orientou sobre solo na lavoura convencional. O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar em Manejo de Recursos Naturais, engenheiro agrônomo Cezar da Rosa, juntamente com o técnico em Agropecuária, Juliano Galina, repassou informações sobre a ações desenvolvidas na URT.

Adubação para estruturação do solo foi o tema tratado na estação conduzida pelos engenheiros agrônomos Wanderlei Endlerer, da Ferticel, e Elcio Slavieiro, da Agropecuária Slavieiro. Em outra estação, as orientações foram sobre o tema manejo com plantas de cobertura, com o engenheiro agrônomo Juliano Mezzallira, da cooperativa Cooperalfa.

Na estação com demonstração de sistemas de irrigação, as orientações foram divididas entre o engenheiro agrônomo Patrik Menegatti, da Hidroplan, e com o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Ivonir Biesek.

A agricultura biodinâmica foi tratada na estação pela equipe técnica da Cooperval e Nortagro.

O evento reuniu participantes dos municípios de Erval Grande, Áurea, São Valentim, Benjamin Constant do Sul, Itatiba do Sul, Aratiba, Faxinalzinho, Barra do Rio Azul, Ponte Preta e Entre Rios do Sul. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Erval Grande, URI – campus de Erechim, Cresol, Cooperativa Alfa, Sicredi, Cooperval, Comércio e Representação Slavieiro, Ferticel e Hidroplan. 

Fonte: Bom Dia

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal