Condições climáticas diminuem em curto prazo os riscos dos gafanhotos migratórios invadirem o RS

Gafanhoto migratório poderá voltar a voar se temperaturas se elevarem na região Sul e tem um tempo de vida média de dois meses. Embrapa junto ao Mapa, Secretaria Especial da Presidência da República e órgãos do setor de defesa fitossanitária estão em estado de alerta. - Foto: Paulo Lanzetta


Entomologista da Embrapa fala das características do inseto e seu comportamento ao dar suporte técnico para plano de defesa fitossanitária no Brasil 
 

O início da semana, entre os dias 22 a 27 de junho,é foi marcada por mensagens divulgadas em redes sociais e veículos de comunicação de ocorrência de uma nuvem de gafanhotos, que invadiram lavouras agrícolas argentinas. A grande preocupação do setor agropecuário brasileiro é a chegada dos insetos ao Brasil. Até a quinta-feira, dia 25, os gafanhotos estavam a 150 km de distância da fronteira brasileira. Já na sexta-feira, dia 26, o risco de invasão do inseto diminuiu em função das precipitações e principalmente da queda de temperatura. A Embrapa possui especialistas e está ajudando um grupo de entidades ligadas ao setor ao prestar informações técnicas do gafanhoto Schistocerca cancellata.

O entomologista Dori Edson Nava, representando o Núcleo de Fitossanidade da Embrapa Clima Temperado, unidade de pesquisas localizada em Pelotas/RS, tem prestado inúmeras entrevistas e esclarecimentos sobre o fato para veículos de comunicação, a nível nacional e internacional. Ele tem colaborado em explicar como isso ocorreu, como é o comportamento do inseto, e quais ações estão sendo adotadas pelos órgãos responsáveis pela defesa fitossanitária para atender o setor agropecuário e da população em geral.

Riscos de Invasão


Segundo o pesquisador, até a quinta-feira, dia 25, os dados recebidos eram que a nuvem de insetos estava estacionada ´na Argentina, na província de Corrientes e ao norte da província de Santa Fé. Com o vento vindo da direção Sul, a tendência era de a nuvem se deslocar para o centro de Santa Fé e para Córdoba. A presença de uma frente fria, que chegou nesta região, mudou a direção dos ventos, soprando do Norte. "Hoje, dia 26, o que se tem de previsão é que teoricamente eles estariam estacionados sobre as províncias citadas e dificilmente levantariam voo, uma vez que a temperatura está abaixo de 20ºC e, portanto, fazendo com que tal fenômeno de formação da nuvem não volte a acontecer", declarou.

Temperaturas quentes


Nava explica que as temperaturas elevadas são um estímulo para que o inseto  realize essa migração. “A migração é estimulada pela falta de alimento, aliada com temperaturas próxima de 30°C, pois eles precisam aquecer o corpo. Como as temperaturas máximas devem se manter abaixo de 20º C, o risco diminui consideravelmente", diz.

Regiões com possibilidade de invasão


Caso haja essa migração dos gafanhotos, as regiões a serem atingidas no Brasil seriam a Fronteira Oeste do RS com a Argentina, nos municípios de Uruguaiana e São Borja, ou pela Fronteira Sul, mas antes seria necessário que o inseto invadisse o território uruguaio, para depois migrar para o Rio Grande do Sul, através de cidades fronteiriças como Quaraí e Santana do Livramento.
 
Culturas agrícolas em risco


O pesquisador informa que todas as culturas de grãos (arroz, milho, soja, feijão) já foram colhidas no Estado gaúcho e o que há é o cultivo de cereais de inverno, onde as plantas ainda são pequenas. "Nosso grande problema seriam áreas de pastagens que são usadas para produção pecuária", destacou. Conforme ele, o gafanhoto possui cerca de 400 hospedeiros e irá se alimentar de plantas cultivadas e nativas. "Ele não irá selecionar, ele irá atacar o que houver de material vegetal disponível, devido ao hábito voraz do inseto. A perda da pastagem ao que tudo indica será total no local onde os insetos pousarem", explica. 

Preparação dos produtores


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), junto com as Secretarias de Agricultura dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina publicaram no Diário Oficial a portaria 201, de 24/06/2020, que se refere ao estado de emergência fitossanitária, o qual prevê a elaboração de um plano para controle, tanto da utilização de inseticidas – em caráter de urgência – quanto a métodos de aplicação. “Caso a nuvem seja muito extensa, há a necessidade de realização de aplicações com uso de aviões agrícolas, pois provavelmente ao pousar o gafanhoto irá ocupar áreas acidentadas geograficamente", observa.

A Embrapa, através de seus pesquisadores, está disponibilizando o conhecimento técnico-científico para as entidades envolvidas neste planejamento de emergência fitossanitária. “Estamos prestando informações sobre o inseto, suas características e comportamento para que os métodos de controle e as formas de aplicação sejam adequadas e eficientes”, destaca.

A Embrapa possui uma coletânea de insetos para estudo e suporte técnico-científico no seu controle, que está armazenada e disponível para pesquisadores, no Laboratório de Entomologia. Nessa vitrine há exemplares desse gafanhoto migratório, que foi coletado em 1947, em Pelotas, quando o município teve uma invasão da nuvem de gafanhotos. Esse exemplar foi coletado pelo Dr. Andrej Bertels e está armazenado na coleção entomológica Andrej Bertels.

A nuvem de gafanhotos


É uma nuvem estimada em 10 km2, e que se encontra no momento estacionada. Com as condições climáticas desfavoráveis para os gafanhoto voltarem ao processo de migração, o que ocorrerá com os gafanhotos é que morrerão pelas práticas de controle, ou serão fonte de alimento para predadores, ou irão se dispersar localmente, podendo formar nuvens menores ou mesmo se reproduzirem nesse local. “Dificilmente, com temperaturas baixas haverá migração. Mas é necessário o monitoramento dessa nuvem, porque caso volte a subir a temperatura, eles voltarão a voar”, alerta.

A nuvem é considerada um fenômeno natural, embora extraordinário pelo fato de ocorrer de tempos em tempos. O local onde surgiu o gafanhoto foi no Tchaco Argentino e parte da Bolívia, sendo monitorada pelas autoridades fitossanitárias, as quais observaram o crescimento da população do gafanhoto. “Esse crescimento culminou em 2019. Como esse tipo de gafanhoto tem o hábito de se agregar, ele voa em grupos e formam essas nuvens. Provavelmente, o nível populacional desse inseto aumentou em função das condições climáticas favoráveis (altas temperaturas e pouca chuva, o suficiente para o crescimento das plantas que serviram de alimento). Assim, com uma grande quantidade de insetos, culminou com a falta de alimento e com as altas temperaturas, e ainda, as secas registradas nessa área, houve a necessidade deles migrarem em busca de alimento e condições para procriação, essa combinação de alta população, falta de alimento e condições climáticas favoráveis desencadeou o processo migratório”, argumentou.

O gafanhoto


Segundo Nava, o gafanhoto é do filo Artropoda, classe Insecta, ordem Orthoptera e família Acrididae. A espécie se chama Schistocerca cancelatta. É conhecido como gafanhoto migratório sul americano, não tem cor vistosa, podendo ter uma tonalidade marrom escura. Chegam a medir cerca de 7 a 8cm, na fase adulta, já na fase jovem evoluem do tamanho de um mosquito até atingir entre 4 e 5cm. Podem viver cerca de dois meses. Os machos são menores que as fêmeas. Eles não são preocupação para o aparecimento de doenças, não trazendo seu contato prejuízos para os humanos. "Ele não ataca as pessoas. Pode ser, que caso a nuvem de gafanhotos pouse num povoamento ou cidade, ele cause transtorno para as pessoas andarem e para a movimentação dos veículos", esclarece. Esse gafanhoto passa por três estágios de desenvolvimento: ovo, ninfa (jovem) e adulto.

Ciclo de vida do inseto


As fêmeas fazem a postura no solo e os ovos são colocados numa espécie de estojo, chamado de ooteca (vários ovos colocados num mesmo local). Desses ovos, eclodem as ninfas. As ninfas têm cinco instares de desenvolvimento. Conforme avança o desenvolvimento das ninfas, há um aumento do consumo de folhas. Elas consomem mais folhas que os adultos. No estágio jovem eles não têm asas desenvolvidas mas possuem o terceiro par de pernas do tipo saltatório (a locomoção é por meio de saltos), por isso a partir do terceiro instar são chamadas de saltões, locomovendo-se por pequenas distâncias. É nessa fase que se deve fazer o controle. “Sempre na fase das ninfas e nunca na fase de adultos, porque esses emergem e acasalam  e se movimentam a longas distâncias, desfavorecendo as aplicações de inseticida. As fêmeas podem colocar entre 100 a 150 ovos durante sua vida", afirma o pesquisador.

Segundo ele, esses gafanhotos migratórios têm a capacidade de se agregar, diferentemente de outras espécies que vivem de forma solitária. Os adultos se alimentam de 400 espécies vegetais. Ao migrarem, os adultos podem chegar a percorrer cerca de 150 Km por dia, dependendo da velocidade do vento.

Controle dos gafanhotos


O controle desses gafanhotos deve ser preferencialmente realizado na fase jovem. Na fase adulta, as aplicações de produtos devem ser realizadas quando não estão em movimento. Existem inseticidas químicos e biológicos que podem ser utilizados para o controle. "Em muitos casos se utiliza aviões agrícolas para aplicação dos produtos devido aos locais que os mesmos ficam, normalmente em áreas de difícil acesso". Ele destaca que a aviação agrícola no Brasil surgiu em Pelotas/RS, quando o Estado foi atingido por uma nuvem de gafanhotos, da mesma espécie, vinda da Argentina, em 1947.

As unidades da Embrapa localizadas no Rio Grande do Sul, o MAPA (Superintendência do RS) e a Secretaria Especial da Presidência da República, estão em alerta máximo para, em caso de necessidade, prestar auxílio no combate da praga,  por meio de monitoramento via satélite, treinamento em práticas de aplicação de inseticidas e uso da aviação agrícola .

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal