Seminário virtual sobre Bioeconomia da Floresta debate cadeia do pinhão

 

Evento promovido pelo Serviço Florestal Brasileiro e Embrapa Florestas visa desenvolver a sociobiodiverdade

O Serviço Florestal Brasileiro e a Embrapa Florestas vão promover, no dia 13 de agosto, o webinário   “Bioeconomia da Floresta: Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento da Cadeia do Pinhão na região Sul”. O objetivo do encontro é estimular a atuação dos gestores dos municípios para promoção da bioeconomia da floresta, com o foco no fomento e no desenvolvimento da cadeia do produto nos estados produtores.

Durante o encontro, representantes do SFB, da Embrapa Florestas, da Secretaria de Agricultura Familiar/Mapa e da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab) vão debater a bioeconomia da floresta na região Sul, desafios e oportunidades para a promoção da cadeia do pinhão, oportunidades de fomento para as cadeias da sociobiodiversidade, oportunidade de compra e subvenção de produtos da sociobiodiversidade.

Pinhão
O pinhão é uma semente da espécie Araucaria angustifolia, que ocorre no bioma Mata Atlântica. A produção do pinhão, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aumentou em 73% nos últimos 20 anos. Em 2017, a produção foi de 9,3 mil toneladas, totalizando uma arrecadação de R$23 milhões. 

Do total produzido em 2017, 39% foi proveniente do Paraná, 37% de Santa Catarina, 14% de Minas Gerais e 10% do Rio Grande do Sul. O pinhão é um importante produto florestal não madeireiro nos estados produtores.

Público-alvo
O webinário tem como público-alvo secretários municipais de Agricultura e de Meio Ambiente, prefeitos, técnicos extensionistas da Emater e de cooperativas e de consórcios públicos. Ele será transmitido pelo Serviço Florestal Brasileiro em seu canal do Youtube.

Pela Embrapa Florestas, a participação no webinário é uma atividade em apoio à Iniciativa Araucária, ação para promover o plantio da Araucaria angustifolia, com base científica e prática.

Serviço:

Canal: www.youtube.com/SFBflorestal
Cadeia do pinhão (Região Sul): 13/08 – 14h30

Texto de: Ana Nascimento - SFB (DF2046JP)
Embrapa Florestas

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal