Conab realiza pesquisa para os próximos levantamentos de grãos e café em Minas Gerais

 


Os dados de produção, produtividade, área plantada e principais condições das culturas de grãos e de café serão coletados, a partir da próxima semana, por técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no estado de Minas Gerais. Com a suspensão das viagens para pesquisa de campo, em função da pandemia de COVID-19, nesta etapa da pesquisa o levantamento de grãos será realizado de forma remota até sábado (29).

O trabalho abrange as principais regiões produtoras do estado, agrupadas em sete roteiros: Sul, Sul/Central, Triângulo Mineiro e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Noroeste, Norte/Noroeste, Centro-Oeste de Minas. Os municípios pesquisados são: Alfenas, Boa Esperança, Camanducaia, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Machado, Muzambinho, Paraguaçu, Passos, São Sebastião do Paraíso, Baependi, Caldas, Cambuquira, Heliodora, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Minduri, Pouso Alegre, São Gonçalo do Sapucaí, São João Del Rey e Três Corações.

Café – Já no caso da pesquisa da safra de café, iniciada na segunda-feira (24) e previsão de terminar no dia 5 de setembro, os técnicos da Companhia realizam a pesquisa diretamente em campo, percorrendo as principais regiões produtoras do estado, divididas em oito roteiros: Cerrado (Triângulo, Noroeste e Alto Paranaíba); Sul e Sudoeste (Região da Mogiana Mineira); Sul de Minas e Região de Poços de Caldas; Sul de Minas e Serra da Mantiqueira; Sul e Centro-Oeste; Zona da Mata; Jequitinhonha e Norte de Minas; e Rio Doce.

Além das visitas técnicas, que seguirão todos protocolos de segurança em relação à Pandemia, também serão realizados contatos remotos com produtores, cooperativas, empresas de consultoria, revendas, empresas de assistência técnica e extensão rural, dentre outros agentes ligados à cafeicultura para complementação dos dados.

O boletim da safra de grãos (12º Levantamento) será divulgado no site da Companhia no dia 10 de setembro. Já o da Safra de Café 2020 será divulgado no dia 22 do mesmo mês, também no site da estatal.

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal