Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel – ABICS lança Manual de Café Solúvel para Baristas


Publicação traz informações sobre toda cadeia produtiva do café solúvel do Brasil


A Associação Brasileira da Indústria do Café Solúvel – ABICS, entidade integrante do Conselho Deliberativo do Café – CDPC, foi criada em 1972 com o intuito de representar a indústria de café solúvel no Brasil. Com foco principal na expansão de mercados para o produto brasileiro, a ABICS também mobiliza esforços para a melhoria de qualidade, sustentabilidade e inovação tecnológica do setor. Buscando contribuir com a capacitação de profissionais do barismo, a ABICS lançou o Manual de Café Solúvel para Baristas, com o objetivo de levar o máximo de informações sobre o café solúvel brasileiro a esses profissionais que estão em contato direto com o consumidor final.

O Manual de Café Solúvel para Baristas desenvolvido pela ABICS, em parceria com as indústrias de café, discorre sobre a chegada do café solúvel no Brasil e traz informações sobre toda sua cadeia produtiva, matéria-prima, métodos de secagem, metodologias de análises sensoriais específicas, certificações, técnicas de processos de elaboração, receitas e outras informações relevantes desse tipo de café.

A origem do café solúvel se deu em 1901 quando o químico japonês, radicado nos Estados Unidos, Satori Kato inventou um café em pó instantâneo, posteriormente aprimorado por um químico americano que criou o café solúvel refinado, possível de ser comercializado em maior escala. No Brasil a novidade chegou em 1953, mas foi a partir da década de 1960 que houve esforços para atrair e instalar fábricas desse tipo de café no Brasil. Foi nessa época que a maioria das empresas brasileiras especializadas em café solúvel iniciaram suas atividades e desde então o Brasil é o maior produtor e exportador da categoria.

Além de uma breve história sobre a origem do café solúvel, o referido manual também apresenta informações sobre o fluxograma básico de elaboração do café solúvel, contendo 9 etapas do processo, a saber: recebimento do café cru; blends; torra dos grãos; granulação; extração; tratamento do extrato; recuperação do aroma; concentração; e secagem. Cada etapa desse processo é detalhada de maneira didática no Manual.

A publicação traz ainda outras informações como: certificações dos fabricantes; análises do produto; diferenças entre café solúvel e café torrado e moído; cafés solúveis orgânicos e descafeinados; avaliação sensorial e a consequente classificação em cafés solúveis de excelência, cafés solúveis diferenciados e cafés solúveis convencionais; formulário para avaliação de café solúvel e preparo das amostras; aplicabilidade e uso dos cafés solúveis; além de receitas.

Para conhecer todas as informações disponíveis no Manual de Café Solúvel para Baristas, desenvolvido pela ABICS, entidade integrante do Conselho Deliberativo do Café – CDPC, conforme o Decreto 10.071/19, acesse a publicação na íntegra por meio do Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

O lançamento do referido Manual ocorre em momento de alta no consumo desse tipo de café no Brasil. Mesmo com os impactos econômicos causados pela pandemia de COVID-19, o consumo interno de café solúvel, de janeiro a agosto de 2020 chegou a 14.903 toneladas, um aumento de 10,1% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando o País consumiu 13.536 toneladas.

Acesse o Manual de Café Solúvel para Baristas da ABICS na íntegra, pelo link:

http://consorciopesquisacafe.com.br/arquivos/consorcio/consumo/ABICS_manual_cafe_soluvel_tecnicas_de_processos.pdf

Conheça todo acervo digital das Bibliotecas do Café, pelo link:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/component/content/article/991-2020-05-21-01-18-39

Confira as ANÁLISES (Análises e notícias da cafeicultura) divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

Acesse também as publicações sobre café e portfólio de tecnologias do Consórcio Pesquisa Café:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637 

Thiago Cavaton
Embrapa Café

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal