Treinamento remoto é realizado pela Embrapa para levantamento de pragas quarentenárias no Estado de Roraima


 

A Embrapa Roraima promoveu nos dias 15 e 16 de setembro de 2020, um treinamento remoto sobre “Levantamento de Pragas Quarentenárias para (Moko e Fusariose Raça 4 tropical da Bananeira). O treinamento foi realizado por meio de webconferência-RNP, com duração de oito horas, voltado para os Fiscais Estaduais Agropecuários e técnicos da Agencia de Defesa Agropecuária de Roraima – ADERR.

O treinamento foi ministrado pelo Pesquisador Daniel Schurt, da Embrapa Roraima, com o objetivo de qualificar os profissionais que irão trabalhar em parceria com a Embrapa, Ministério da Agricultura de Desenvolvimento (Mapa) e ADERR para mapear e identificar a presença da doença do Moko da bananeira e verificar se há presença da doença quarentenária e Fusariose Raça 4 tropical da Bananeira nas que possam afetar o agronegócio no estado.

“A parceria entre as instituições Embrapa, Mapa e ADERR atendem as demandas voltadas para fitossanidade no Estado e ajudam qualificar melhor os profissionais que vão compreender melhor o estado da arte destas duas pragas estudadas e ainda aprender técnicas de coleta, armazenar, identificar, fazer envio das amostras para laboratórios e como controlar as pragas”. Ressalta Schurt.

Moko da Bananeira

O Moko da Bananeira, é uma doença causada pela bactéria Ralstonia solanacearum raça 2, é uma praga quarentenária presente sob controle oficial, que se encontra disseminada nos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Pernambuco, Rondônia e Sergipe. Recentemente foi constatada em Roraima. É uma doença de alta importância econômica, devastadora nos plantios da banana e helicônia. O gênero Musa spp e Heliconia spp. A bactéria R. solanacearum raça 2 é um, fitopatógeno vascular, transeunte do solo, que não existe cultivares resistentes, nem produtos químicos para controle. Uma vez a doença instalada, a única forma é a erradicação do bananal. .

Mais informações acesse o link abaixo:

https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1123242/1/Folder-Moko-da-bananeira.pdf

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/214213/1/Folder-31-final-moko-sintomas.pd

Fusariose Raça 4Tropical da Bananeira

Essa doença também é conhecida como mal-do-panamá, é causada pelo fungo Fusarium oxysporum f.sp. cubense, é umas mais destrutivas doenças da banana. Não está presente no Brasil. E ataca praticamente todas as bananeiras plantas no Brasil. Esse fungo se chegar ao Brasil, poderá causar um impacto muito sério para cultura da banana. Até o momento não existem cultivares resistentes e produtos para controle desta doença. Diante disso, observa-se a importância de conhecer a doença e prevenir a entrada deste fungo.  Conheça mais no link:

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/sanidade-vegetal/arquivos-dpcp/CARTILHAVersoimpressa.pdf

Assessoria de Comunicação
Embrapa Roraima

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal