4 razões para usar o Melaço de Cana para adubar pomares


 

O melaço de cana é um subproduto do processo de fabricação do açúcar e do álcool, sendo nada mais do que o caldo de cana-de-açúcar concentrado pela evaporação da água, até que atinja um teor de sólidos desejado. O material é cada vez mais usado em diversos setores de plantação e tem se demonstrado bastante eficaz na fruticultura para adubar pomares.

O melaço de cana surge da fervura da cana-de-açúcar, diluído em um tanque e direcionado para o sistema de irrigação. O produto ainda contém açúcares redutores e parte da sacarose não cristalizada.

O uso em pomares ocorre principalmente porque o melaço de cana é feito de uma mistura de sacarose e sais minerais, sendo bastante rica em potássio, cálcio, fósforo e outros nutrientes.

Diversos pomares e locais que trabalham com fruticultura ao redor do País têm apresentado melhora na qualidade dos frutos plantados e colhidos. Além de ser usado na adubação, de forma direta no solo, o material ainda tem seu uso comprovado com produtos fitossanitários para atrair insetos e combater pragas.

Ainda tem dúvidas sobre a eficácia do melaço de cana para adubar pomares? Separamos algumas razões para você iniciar já o uso do produto na fruticultura.

Por que usar melaço de cano para adubar pomares

1- Aumento de produtividade: Produtores que fazem uso do melaço de cana para adubar pomares já comprovaram a eficiência da técnica para aumentar a produtividade e a qualidade dos frutos e plantas. Como dito anteriormente, isso ocorre pela concentração de potássio, cálcio, fósforo e outros nutrientes na composição do material.

Para se ter uma ideia, produtores ao redor do País citam um aumento de produtividade de mais de 10% após o início do uso do melaço de cana em seus pomares e plantações.

2- Multiplicação de microrganismos: O uso do melaço no processo chamado de fertirrigação multiplicar naturalmente o número de microrganismos do solo, aumentando, desta forma, a vida microbiana. O melaço atende à premissa “Alimente o solo, não as plantas” à medida que surge como uma fonte de energia para os mais variados tipos de micróbios que estão vivos no solo.

3- Melhor aparência de folhas e frutos: O processo citado no item anterior permite que as plantas absorvam os nutrientes de forma mais eficaz, o que, por sua vez, melhora a coloração das folhas e também dos frutos.

4- Não envolve qualquer agente químico: O melaço de cana conta com uma fabricação exclusivamente mecânica, sem que seja necessário o uso de qualquer agente químico. É uma forma 100% natural de ampliar a produtividade em pomares.

Agora que você já sabe todos os benefícios do uso de melaço de cana para adubar pomares, conheça a melhor opção do mercado.

Com mais de uma década de experiência, a Mellaço de Cana é uma empresa com produtos e serviços de excelência, visando sempre um atendimento personalizado e pensado nas necessidades do produtor. E, o melhor de tudo, é que temos disponibilidade do melaço de cana durante o ano todo.

Fonte: Mellaço de Cana

Comentários

E aí, gostou da matéria? A Agroales News tem em sua missão trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais! Contribua com a AGROALES: Doe com PayPal